Ouro, recorde e um dia histórico para o trio do Pinheiros no Pan de Santiago

A Bandeira do Brasil no centro e o Hino Nacional, ouvido por  americanos e canadenses. Dia histórico para a natação

Como um atleta entra em uma prova, como de natação deste domingo (22), onde o Brasil ganhou ouro no revezamento 4×100 misto, com três nadadores do Esporte Clube Pinheiros: Marcelo Chierighini, Stephanie Balduccini e Ana Carolina Vieira. Além do recorde da prova, os três têm uma história diferente para contar, da saída da Vila Pan-americana, do momentos de concentração, em quem pensou, quem ajudou… É muita emoção.

Da esquerda para a direita: Caribe e os pinheirenses Marcelo, Ana Carolina e Stephanie: ouro e recorde no Pan de Santiago. Foto – Satiro Sodré/SSPRESS/CBDA

Marcelo Chierighini, um recordista de medalha em Jogos Pan-Americanos, tem o seu ritual, inclusive participou de sete ouro no revezamento 4×100 livre. Mas às presenças da esposa Stephanie, do filho Joaquim,que vai completar dois anos no próximo dia 28, e da sogra dele, foram alvos do seu olhar antes de pular na água do Parque Aquático de Nuñoa. Foi a força enérgica familiar, de dar algo mais para ver, depois, a alegria de cada um na comemoração.

Ana Carolina Vieira, sentiu frio na barriga antes de deixar a Vila Pan-Americana. Sabia que os obstáculos seriam muitos para ajudar a equipe. Pensou na estrutura que o Pinheiros oferece à natação, com fisioterapeutas, biomecânico, técnicos, enfim em todos. Era para ela e para eles todos que iria dar o seu melhor. E deu,

A sempre sorridente Stephanie, carinhosamente chamada por Tete, só tinha uma certeza. Vencer e agradecer tudo que os novos companheiros de universidade de Michigan,  nos Estados Unidos, onde estuda e compete,  o ajudaram a crescer tecnicamente. Assim, nossos três heróis do ouro inédito na natação e acima de tudo batendo um recorde, contaram um pouco dos motivos da vitória, do ouro, do recorde, com o tempo de 3:23.78, a melhor marca era 3:24.84. Para depois os agradecimentos e dividir a alegria.

Chierighini faltou pular novamente na água para comemorar a chegada da companheira Stephanie. Foto – Satiro Sodré/SSPRESS/CBDA

Guilherme Caribé (Flamengo), abriu o revezamento, seguido pelo pinheirense Marcelo Chierighini. Os dois entregaram para as meninas com o Brasil em segundo. Ana Carolina Vieira, teve lado a lado nada menos que a americana campeã olímpica. Mas não se intimidou e ai que veio a vitória. Stephanie, a última a cair na água, ainda em segundo, deu uma arrancada sensacional para bater em primeiro e garantir o ouro para a equipe. Ouro e o recorde da prova. O Parque Aquático virou verde e amarelo.

“Lógico que pensei na minha família. Estou em Michigan e foi difícil a adaptação, onde fico longe deles, do meu irmão que somos gêmeos, mas estou muito feliz e a quantidade de pessoas que pensei e que fazem parte dessa medalha é enorme”, disse a sorridente Stephanie.

“Essa medalha tem muitas mãos por traz dela. A gente não consegue chegar sozinha. Toda equipe do Pinheiros, equipe multidisciplinar, porque eles estão todos os dias ali dando o 100% por nós atletas. Hoje de tarde, antes de vir para o Parque Aquático me deu um frio na barriga por pensar  que seria uma prova muito disputado, mas foi emocionante porque não desistimos até o final”, disse Ana Carolina.

“Eu estava com a imagem da minha esposa e do meu filho ali na arquibancada. Antes de entrar na prova a presença deles acabei dando um aceno. Aquilo foi bom. Ganhamos a prova, batemos o recorde do campeonato e vendo meu filho, minha esposa (stephanie) e minha sogra. Não tem como melhorar esse momento”, disse Marcelo que nesta segunda-feira (23) já tem outra difícil missão na busca de mais uma medalha nos 100m livre.

Logo que soube do feito do trio pinheirense, o presidente do Clube, Carlinhos Brazolin, enviou uma mensagem. “Trio do ouro , Marcelo, Stephanie e Ana Carolina, parabéns pelo ouro e o recorde pan-americano. Que marca histórica, que delicia de vocês estarem no Pinheiros”.

Medalhas de atletas do ECP

Ouro  – natação 

Marcelo Chierighini – -4×100 livre

Victor Alcará – 4×100 livre

Marcelo Chierighini – 4×100 livre misto

Stephanie Balduccini – 4×100 livre misto

Ana Carolina Vieira – 4×100 livre misto

 

bronze- 4×100 livre

Giovanna Diamante – natação

Stephanie Balduccini – natação

Ana Carolina Vieira – natação

 

Ginástica artística

Arthur Nory

Patrick Sampaio

PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA-FEIRA (22)

🚣Remo:
⏰8h – 09h10
ALEF FONTOURA / BERNARDO BOGGIAN

💦Natação:
⏰09h Eliminatórias – 16h finais
STEPHANIE BALDUCCINI
BRENO MARTINS
MARCELO CHIERIGHINI
MARIA LUIZA PESSANHA
BRASIL 4 X 100M MEDLEY RELAY

🤸🏻‍♂️Ginástica Artística
⏰13h – 18h
Arthur Nory

🏋🏻‍♂️Levantamento de Peso
⏰ 16h- 19h30 – Marco Túlio Gregorio – até 102 kg