Chega a vez do atletismo, polo aquático esgrima. E o judô com Bia Souza e Baby
Uma das maiores atrações dos Jogos Pan-Americanos, em todas suas edições, é a competição de atletismo. A partir desta segunda-feira (30), o Estádio Nacional será o palco das grandes marcas e recordistas desfilando pela pista. Os atletas entraram na última semana e também terão início as modalidades de Polo Aquático e a esgrima, todas elas com o Brasil sendo defendido por atletas do Pinheiros. Também terá sequência nesta segunda-feira as lutas do judô, envolvendo nada menos que Rafael Silva, o Baby e Bia Souza.
Atletas do ECP no atletismo
Feminino: Ana Carolina Azevedo (200m e 4×100 m), Andressa Oliveira de Morais (lançamento do disco), Beatriz Benjamin Chagas (salto com vara e 4×400), Chayenne Pereira da Silva (400m com barreiras), Eliane Martins (salto em distância), Érica Rocha de Sena (marcha atlética), Gabriela Mourão (4×100 m), Gabriele Sousa dos Santos (salto triplo), Raiane Vasconcelos Procópio (heptatlo) e Arielly Kailane (salto em altura).
Masculino: Eduardo Ribeiro Moreira (800 m), Felipe Vinícius dos Santos (decatlo), Leandro Alves Prates ( 800 m), Lucas da Silva Carvalho (400 m – 4×400 m – 4×400 m misto), Matheus Lima da Silva (400 m com barreiras – 4×400 m), Rodrigo Pereira do Nascimento) (4×100 m), Welington Silva Morais ‘Maranhão’ (arremesso do peso) e Altobeli Santos da Silva ( 5000m).
ESGRIMA
E chega o momento da esgrima dos Jogos Pan-Americanos de Santigo. A competição será disputada no Centro de Esportes Paralimpicos de Nuñoa, a partir desta segunda-feira (30). A equipe brasileira, sob o comando do técnico Marcos Cardoso, sofreu uma baixa antes do embarque para Santiago. Bruno Pekelman acabou sofrendo uma lesão e foi obrigado a pedir dispensa.
Atletas do Pinheiros que irão defender o Brasil no Pan-Americano: feminino – Ana Beatriz Bulcão (florete), Luana Pekelman (sabre) e Nathalie Moelhausen (espada). Masculino – Enrico Pezzi (sabre) e Henrique Marques (florete).
Polo Aquático
O Polo Aquático também começa nesta segunda-feira (30), no feminino e masculino. Os jogos serão disputados no Centro Aquático, anexo ao estádio Nacional.
No masculino, o Brasil conta com três atletas: Bruno Chiappini, filho do técnico do Pinheiros e assistente técnico na seleção, Roberto Chiappini, mais Roberto Agulha de Freitas e Rafael Saboya Vergara Real.
O Brasil está no Grupo A, juntamente com Porto Rico, Estados Unidos e México. O primeiro jogo nesta segunda-feira (30), às 15 horas, será contra Porto Rico. Depois, na sequência enfrenta o México e os americanos.
“Os objetivos da equipe do Brasil nos jogos é chegar na final. Canadá e Argentina são fortes adversários. Precisamos começar bem contra Porto Rico, cruzar nas quartas nas quartas com Cuba ou Chile e na semifinal com Canadá ou argentina, valendo vaga na final. Estados Unidos tem uma grande equipe, vem fazendo um investimento há dois ciclos olímpicos já pensando nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles”, disse Roberto Chiappini.
Feminino
A única integrante do Pinheiros na equipe feminina do Polo Aquático em Santiago é a goleira Thatiana Mendes Pregolini. A estreia desta segunda-feira (30), às 9h30, no Parque Aquático de Nuñoa será também contra o Porto RIco, em uma chave que tem também Estados Unidos e Chile.
A goleira Thatiana Pregolini está animada para a estreia contra as porto-riquenhas: “Precisamos entrar focadas desde o primeiro jogo, porque nosso primeiro jogo é um de grande importância para nós que será contra Porto Rico, seguindo a chave teremos contra o time da casa que eu o Chile, e por último jogamos contra Estados Unidos que é um jogo realmente muito difícil ainda para nosso país, por sermos uma equipe muito nova e poucas jogadoras com experiência. Mas vamos para cima de qualquer forma. Dependendo como sair veremos como seguirá a competição”, disse.
A exemplo do masculino, o torneio feminino de polo aquático tem como favorito a equipe dos EUA. Mas a goleira da seleção prefere a cautela. Jogo a jogo. “No primeiro momento no primeiro obstáculo será Porto Rico porque será um jogo importante para sair em 2° da chave, após a fase de grupos nosso adversário deverá ser a Argentina ou Cuba, que irão definir se iremos para a semifinal ou não”, finalizou Thatiana.
BIA E BABY NO TATAME
Depois das medalhas de ouro da Alexia Nascimento (48 kg) e da Larissa Pimenta (52 kg), e uma bronze com Willian Lima, nesta segunda-feira (30) chega a vez de mais dois atletas do Pinheiros brigar por medalhas nos Jogos Pan-Americanos. São eles: Beatriz Souza, a Bia (78 kg) e Rafael Silva, o Baby na categoria 100 kg. Pela manhã serão realizadas as eliminatórias e a partir das 15 horas as lutas que irão definir as medalhas de ouro, prata e bronze.
Agenda do Pan – 30/10 – Segunda-feira
🤽♀️Pólo Aquático Feminino:
⏰09h30: Brasil x Porto Rico: Thatiana Mendes
🤺Esgrima: Florete Feminino: Bia Bulcão
⏰Horários Individual: 10h40 (pules); 13h15 (quadro de 16); 14h50 (quadro de 8); 16h30 e 17h30 (semifinais); 18h45 (final)
🥋Judô
⏰10h: Preliminares
⏰15h: Finais
Beatriz Souza +78kg
Rafael Silva +100kg
🏃🏽♂️Atletismo:
⏰15h: Decatlo Masculino 100m: Felipe Vinicius
🤽🏼♂️Pólo Aquático Masculino:
⏰15h: Brasil x Porto Rico: Roberto de Freitas, Rafael Vergara, Bruno Chiappini e Roberto Chiappini
🏃🏽♂️Atletismo:
⏰16h10: Decatlo Masculino Salto em Distância: Felipe Vinicius
🏃🏽♂️Handebol:
⏰17h30: Handebol Masculino – Preparador Físico: Cláudio Machado – Brasil x México
🏃🏽♂️Atletismo:
⏰17h40: Decatlo M
O Canal Olímpico do Brasil e a Caze TV transmitem, ao vivo, o Pan para o Brasil, no Youtube. As disputas por medalhas serão neste sábado, a partir das 15h (Brasília).