Informativo Semanal XI

PARA REFLETIR
“Nosso tempo é atravessado
De muitas agonias e partos.
Não sabemos o que há de prevalecer.
O futuro ainda depende do que fizermos agora.
Severino Antonio

Nós, educadores desse tempo, temos trabalhado para que prevaleçam os partos, o nascimento e renascimento do gosto de pensar e de aprender; para que prevaleçam o desejo e a curiosidade de conhecer; parar que prevaleçam no cotidiano da escola as relações entre o conhecimento e a vida; para que prevaleça a necessidade de aprender para melhorar a vida; para que prevaleça o melhor de nós enquanto seres e humanos e, assim, apesar de todas as dificuldades, acreditarmos e sermos, desde já, criadores de futuro.

KATIA TAVARES

1 – Encontro com as professoras e equipe
Eloisa Ponzio – 30/09 – 17h30
Master em Coordenação Pedagógica pela Universidade de Modena e Reggio Emilia. Master em Direção e Gestão de Centro Educativo pela Universidade de Barcelona, realizado a distância. Pedagoga PUC/SP. Experiência profissional como professora, orientadora e coordenadora de escolas. Assessora pedagógica e Diretora de Formação no Pueri Domus Escolas Associadas. Formadora de professores Instituto Vera Cruz, Centro de Estudos Prisma e na Diálogos Assessoria. Coordenadora da Escola Vera Cruz. Assessora e consultora de escolas. Professora do pós-graduação do Instituto Singularidades. Fundadora da Devir educação, consultoria e assessoria.

“Observar, para Malaguzzi, significa respeitar e escutar a criança de forma atenta, amorosa, diz ele, sem cair na armadilha de realizar uma análise que procure confinar a criança em tabelas, estágios e níveis pré-fixados de desenvolvimentos. ”
Hoyuelos, Alfredo

In Complexidade e relações na educação infantil.
São Paulo: Phorte, 2019, p. 84.

TEMA
Cara equipe,
Convido vocês a pensarmos sobre a observação cotidiana na escola, com olhos de conhecer  as crianças, os seus pensamentos e sentimentos, nem sempre expressos por palavras. A partir da apresentação de pequenos vídeos e de um registro de processo, buscaremos indícios das ações e ideias das crianças para melhor conhecê-las.

2 – As atividades extracurriculares no Jardim de Infância iniciarão no dia 07/10, conforme autorização da DRE (Diretoria Regional de Educação).

 

HORÁRIOS DO MÊS DE OUTUBRO

A divisão dos grupos será enviada através do APP pelas professoras e deverá ser rigorosamente respeitado.

NÃO HAVERÁ MOMENTO DO LANCHE NO MÊS DE OUTUBRO

3 – A voz da equipe

Professora Ruth
Muitas janelas se abriram …

Quando nosso olhar é perseverante
Abrem-se as cortinas diante de nós,
Tudo o que é comum, transforma-se em algo especial.
Basta revisitarmos com os nossos olhos de criança que admiravam-se com a simplicidade.
Entre reflexões e pensamentos
Transcendemos
Todos os nossos sentidos começam a aguçar
Então até podemos voar!
O Tempo é agora!
Tempo de ressignificar, reconstruir e aprender.
Olhar através da tela e enxergar muitas janelas
Janelas cheias de vida e de histórias.
E a tecnologia nos aproxima de um jeito diferente.
Novas percepções e sensações.…
Tempo de escuta e de laços!
Somos fios conectados!
Feito brincadeira de elástico todo emaranhado
Equilibra-se o corpo, sobe e desce, pula, se arrasta pelo chão, segura a mão do amigo para não cair…
Finalmente desvenda o segredo da trama montada e encontra a saída do labirinto!
Todos vencemos! Não há competição.
Porque unidos seguimos mais fortes um acolhendo o outro.

Com amor, da minha janela!

Com carinho, cuidado e um olhar positivo para o futuro
Regina e Renata