Informativo de maio/2021

INFORMATIVO Nº4

Para refletir …..

Sinais do corpo
Madalena Freire

Somos o que somos.
Somos o que sentimos.
Somos o que pensamos.
Somos o que desejamos.
Somos o que fazemos, mediados por gestos e movimentos.
Somos nosso corpo.

Carregamos em nosso corpo as marcas de nossos sentimentos, crises, conquistas, impasses, nossa história.
Nosso corpo nos retrata e nos expressa. Ao mesmo tempo que nos expressamos por ele. Expressamo-nos buscando e entrando, ou não, em comunicação com o outro.
Essa interação permanente entre meu corpo, o corpo do outro e a realidade, sofre modificações, e é, ao mesmo tempo modificado, num movimento contínuo de transformações.

O corpo fala. Mesmo quando quer esconder sua fala, “o corpo não mente”. Explode em sintoma, em jeito de alerta para nós mesmos e para o outro. Estar atento para ouvir e ver, entrando em sintonia, com nosso corpo e de nossas crianças, é desafio fundamental do educador.
Ver, tentando decifrar, ler os sinais, os significados que o corpo expressa, comunicando os desafios do processo de aprendizagem é tarefa do educador no seu ensinar.

A observação é seu instrumento decisivo. Um corpo jogado, largado, um corpo tenso, retesando energias, um corpo acabrunhado, “diminuindo”, um corpo onde tudo parece estar bem, mas foge temeroso ao toque… Todos esses são sinais que retratam os desafios com que devemos lidar no processo de aprendizagem de nossas crianças. Na relação com elas, temos com nosso corpo, um instrumento precioso que em muitas situações abre portas inimagináveis, que é o toque.

Dependendo de como recebemos uma criança, num abraço afetuosos e quente podemos produzir mudanças durante aquele dia… Ou se o olhar nosso foi lançado e recebido como um afago, naquele momento de insegurança, ou ainda em situações extremas, lidando com limites, temos um toque firme, duro, “apertado”, todos esses momentos de afeto são traduzidos pelo toque.
Não basta ter um corpo, é necessário senti-lo, amá-lo, cuidá-lo respeitosamente, conhecê-lo, vivê-lo na totalidade, para que possamos, na relação com o outro, assumir com autoria, o que somos, sentimos, desejamos, pensamos, fazemos com nosso corpo, nossa vida, nossa história.

Com carinho, cuidado e esperança
Regina

FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS
 Grupos de formação on-line – leitura e discussão de textos; discussão de casos de
alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
 Projeto sobre Disciplina Positiva por Renata Von Poser
 Introdução ao Método Montessori com Gabriel Salomão
 Deixa ser criança com Paola Castanho
 Inteligência Emocional – Grupo Conquer
 Contação de histórias – Nova Escola

 

REGINA DELDUQUE

Diretora- Orientadora

RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica

VERA MARIA PATRIANI MARINHO GOZZO
Diretora Cultural