Vitória leva Pinheiros ao Mundial de Handebol

Equipe paulista superou o atual bicampeão Taubaté por apenas um gol para conquistar o título do Torneio Sul-Centro Americano 

O time masculino de Handebol do Esporte Clube Pinheiros vivenciou uma noite mágica nesta quinta-feira (26) no Ginásio Emecal em Taubaté (SP). Venceu a equipe da casa por 27 a 26, para conquistar  o título do Sul-Centro Americano e, assim, garantir vaga para representar a América do Sul no Mundial de Clubes em outubro na Arábia Saudita.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, com 13 a 12 para o Pinheiros, o jogo se tornou um carrossel de emoções na segunda etapa. Na metade do período, o time Azul e Preto chegou a abrir seis gols (24 a 18) deixando a impressão que o título estava encaminhado. Engano. O Unitau Taubaté reagiu, gol após gol e ainda teve duas chances de empatar no minuto final, sendo que o empate daria o tricampeonato à equipe do Vale do Paraíba.

Tarcísio e Philipp, nascidos após 2000 foram os artilheiros pinheirenses na decisão, com cinco gols cada. Cauê, com 14 gols, foi o vice-artilheiro do torneio com 14 gols, valorizando a juventude formada no clube. O ponto de equilíbrio foi o goleiro Marcão, 45 anos, o dobro da idade dos três meninos. A experiência de Marcão fez a diferença nos lances finais e decisivos.

O técnico Alex Aprile, destacou a eficiência da estrutura do Pinheiros. “Foi uma vitória do coletivo, de atletas, treinadores, diretores e todo o staff. Muitos meninos estão no clube desde as categorias de base. Os treinadores Sidney, Valter, Ronaldo, Carla, Maurício e Rodrigo são os responsáveis pelo processo de aprimoramento dos jovens”, reconheceu Aprile.

“Eu e Sérgio Hortelan temos a tarefa de aproveitarmos as peças que já passaram pela excelência no trabalho de formação. Essa é a essência do Pinheiros. Os parabéns do tamanho do clube a todos os nossos profissionais pela competência demonstrada nos últimos anos. Estou muito satisfeito em fazer parte desta conquista tão importante para o clube”, enalteceu Aprile.

Antes de chegar à decisão contra o Taubaté, o Pinheiros passou pelo Olímpia do Paraguai e pelo Nacional de Santa Catarina. É a terceira conquista pinheirense no torneio continental, sendo que as duas anteriores foram em 2011 e 2017. Depois, vieram os dois títulos do Taubaté. Antes do Mundial de Clubes, o Pinheiros inicia o Campeonato Paulista e a Liga Nacional, ambos em setembro.

 

 

Os campeões continentais (ano de nascimento e posição)

Fábio Marques – 1997 – pivô

Marcos Antônia – 2001 – ponta-direita

Philipp Seifert – 2002 – meia-direita

Cauê Ceccon – 1997 – ponta-esquerda

Vitor Gabriel – 1999 – goleiro

Mateus Cristian – 1999 – goleiro

Guilherme Gama – 1991 – armador-esquerdo

Arthur Peão – 1989 – ponta-esquerda

João Guilherme “Perbela” – 1997 – armador-esquerdo

Edney Oliveira – 1998 – pivô

Tarcísio Oliveira – 2000 – central

Diogo Hubner – 1983 – armador-central

Gabriel dos Reis – 1998 – armador esquerdo

Felipe Santaela – 1995 – meia-direita

Lucas Cândido – 1989 – ponta-direita

Breno Andrade – 1994 – armador-central

Marcos Paulo dos Santos – 1976 – goleiro

Hugo Bryan dos Santos – 2003 – armador-esquerdo

 

Fotos: @ruasmídia