Com três pinheirenses, Brasil faz campanha histórica no Mundial de Handebol masculino

Pela primeira vez, seleção brasileira termina entre as oito melhores seleções no campeonato

Para se orgulhar!

Na 29ª edição do Mundial de Handebol, a seleção brasileira encerra sua jornada com a melhor campanha da história. Em 18 participações, pela primeira vez, o Brasil terminou entre as oito melhores seleções do campeonato. Até então, a melhor colocação havia sido o nono lugar, em 2019. Três pinheirenses participaram da histórica campanha: os atletas Marquinhos e Renan e Cláudio Machado, preparador físico do Clube e do Brasil.

Primeira fase
Na primeira fase, o Brasil estava no grupo E ao lado de Portugal, Noruega e Estados Unidos. A seleção terminou na segunda colocação com duas vitórias, sendo 29×26 contra a grande potência que é a Noruega e 31×24 contra EUA. A seleção foi derrotada por 30×26 para Portugal.

Segunda fase
Já na segunda fase, o Brasil caiu no grupo III e venceu os três confrontos, sendo dois deles contra europeus. Vitórias contra Chile (28×24), Suécia (27×24) e Espanha (26×25). Pela primeira vez, uma equipe Sul-Americana chegou às quartas de final.

Quartas de final
O Brasil chegou às quartas de final e se despediu do Mundial de Handebol nesta quarta-feira (29), após ser derrotado por 33×21 pela melhor seleção da atualidade, a Dinamarca, tricampeã do Mundial e atual campeã Olímpica. O torneio acontece na Croácia, Dinamarca e Noruega.

Marquinhos, atleta do Pinheiros, falou sobre a campanha histórica do Brasil. “Foi algo histórico. Primeira vez que uma seleção Sul-Americana chegou as quartas de final. Estou muito feliz, foi um trabalho que deu certo, em pouco tempo e com gente nova. Agora, vamos voltar para o clube, seguir firme e começar a temporada que será dura. Vamos trabalhar bastante e ir atrás dos títulos”, conta o atleta.

Além dos atletas, Cláudio Machado Pinto e Silva, preparador físico do Pinheiros e ex-atleta, também estava na delegação que fez história na competição.

Parabéns a todos pela excelente campanha!