Diário ECP no Pan´23: natação, remo, Vitória, João Gomes e muito mais

CHIERIGHINI GANHA TORCIDA

O nadador Marcelo Chierighini, uma das esperanças brasileiras em conquistar medalha nos Jogos Pan-Americanos, ganhou uma torcida especial no Parque Aquático de Nuñoa. A esposa Stephanie e o filho Joaquim (vai completar dois anos) que chegaram do Brasil neste sábado (21) e o encontraram para a felicidade de todos.

Marcelo Chierighini, com a esposa Stephanie e o filho Joaquim: torcida reforçada em Santiago. Foto – Divulgação/ECP

 

PARQUE COMPLETO

O Complexo esportivo de Nuñoa, uma cidade que faz parte da Grande Santiago, além do estádio Nacional, com capacidade para 47 mil pessoas, tem o Parque Aquático, estádio para hóquei sobre grama, o ginásio de ginástica artística, salas para esgrima, pelota basca e squash.

Baixa de última hora

A atleta Vitória Rosa, do Pinheiros, em fase final de treinamento em Bragança Paulista, onde iria defender o Brasil em Santiago do Chile, acabou sentindo um desconforto muscular e aconselhado pelos médicos que atenderam, resolveu pedir dispensa do Pan. A velocista Rosa iria participar do revezamento 4x100m e era uma das favoritas ao ouro nos 100m.

JOGOS EM RITMO CHILENO

O maior problema dos Jogos Pan-Americanos é a informação, falta de placas com indicação, setor A, B, C, imprensa, autoridades… E ai você pergunta. Onde é o reservado para a imprensa. A resposta é geralmente errada. Siga para este lado que é logo ali. Chega lá, não é e tem que dar a volta e passar pela mesma pessoa que deu a informação errada.

TAXI X UBER

Em Santiago e em todo o Chile, Uber não foi regularizado, mas operam direto em todas as áreas, menos no Aeroporto, onde à Associação dos Taxistas não permitem de forma alguma o trabalho do aplicativo. Já na grande Santiago é taxista que aceita ser uber, mas uber não pode ser taxista.  E assim, aos poucos, vamos conhecendo como se deve se dirigir.

NORY É ÍDOLO

Após a final por equipe no ginásio da ginástica artística, o brasileiro Arthur Nory foi chamado de Mariano por uma senhora segurando o filho de colo. Gritava desesperadamente o nome de Mariano, não muito comum para os ouvidos do atleta do Pinheiros. Foi ai que uma brasileira, sentado ao lado da mãe desesperada a aconselhou de chama-lo de Nory. E já na primeira vez do grito, ele olhou e ela ganhou um autógrafo para o filho.

BOA, JOÃO. FOI POR POUCO

 

Ainda neste sábado (21), o Pinheiros por pouco não dá uma medalha a mais na natação -100m peito – para o Brasil. João Gomes chegou a liderar os 50 metros iniciais da prova, quando virou em primeiro, mas não manteve o ritmo nos últimos 30 metros e acabou ficando fora do pódio, ficando em quinto lugar com 1m00s89.

Remo em busca da final

Os atletas do Pinheiros do barco dois sem, Alef Fontoura e Bernardo Boggian, não conseguiram a classificação para a final do remo por detalhes. Na prova deste sábado (21), além de muito vento contra, a prova foi muito pesada e eles perderam a classificação por poucos metros. Neste domingo (22), voltam a competir na raia de San Pedro e La Paz, na repescagem, atuando contra o Canadá, México, Paraguai e Nicarágua. A prova será às 9 da manhã e apenas os dois primeiros colocados irão decidir medalhas. Bernardo e Alef, garantem quer irão se classificar.