ECP no Pan 23: Larissa, Alexia e William entram no tatame neste sábado em Santiago

Larissa defende o ouro de Lima. E Alexia e William estão motivados para a estreia

Os brasileiros, em especial os quatro atletas do Pinheiros, já sabem das chaves e os adversários que terão pela frente na modalidade do judô. Na manhã desta sexta-feira (27), foram realizados os sorteios das chaves da competição que começa já neste sábado (28), no Centro de Deportes de Contacto de Nuñoa, anexo ao Estádio Nacional e vai até terça-feira (31). Larissa Pimenta defenderá o ouro conquistado em Lima, Peru, enquanto Alexia Nascimento e William Lima irão em busca do primeiro ouro no judô.

O judô é uma das modalidades que mais conquista medalhas para o esporte brasileiro. Além dos confrontos no individual, o último dia fica reservado para os confrontos por equipe e misto, com 10 seleções, sendo uma atração a mais. Os confrontos classificatórios terão início às 10 horas e às 13h30, aquecimento e decisão de medalha.

RAFAEL BABY SILVA

Rafael “Baby” Silva, do peso 100+, medalha de bronze no último Mundial de Doha, Catar, já previa a chave que iria pegar pedreira na sua chave. Enfrentará o venezuelano Luís Amezquita nas oitavas de final. Passando, já terá Granda, nas quartas. “Chegou a hora. E não tem como escolher. O Granda é muito chato, mas primeiro preciso passar pelo venezuelano que é muito bom”, disse Baby Silva, nesta sexta-feira (27).

pan-americano
Baby treina no local da competição: para ser campeão não pode escolher adversário. Foto – Gabriel Baron/COB

“A chave é feita conforme o ranking pan-americano. Atualmente estou em quinto e vou pegar o venezuelano. Ele tem uma entrada muito forte, tenho que tomar muito cuidado nessa primeira luta. Passando pelo primeiro o Granda conheço muito bem e preciso tomar cuidado porque ele é muito rápido nos golpes na frente”, analisou Baby.

Vale lembrar que Baby já foi medalha de prata no Pan-Americano de 2011. Além de quatro medalhas de bronze em Mundiais. Tem também dois bronzes nas Olimpíadas de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).

LARISSA PIMENTA

A judoca do Pinheiros, categoria menos 52 kg, vem de ótimos resultados após recuperar de lesão. Tem cinco medalhas no Campeonato Pan-Americano, sendo quatro de ouro e uma de bronze. Vai defender o ouro dos Jogos Pan-Americanos, conquistado em 2019, em Lima, Peru. Como sempre faz, nem quis ver a chave. “Prefiro ir e saber com quem vou lutar no tatame”, completou.

A partir deste sábado (28), Larissa Pimenta defende o ouro conquistado em Lima. Foto – arquivo pessoalEm uma chave com 11 judocadas, Larissa ficou by (esperando) na primeira rodada e vai lutar contra a vencedora do confronto entre Judith Gonzalez (Chile) e Aracelly Barrionuevo (Equador). A campeã pan-americana começará defender sua medalha neste sábado (28)

ALEXIA NASCIMENTO

A judoca Aléxia Vitória Villalba Nascimento, 48 kg é mais uma brasileira, do Pinheiros que entra no tatame neste sábado (28). Nas oitavas de final, Alexia irá enfrentar a venezuelana Maria Gimenez. Passando na primeira luta, enfrenta a venedora da dominicana Estefania Soriano e a colombiana Érika Lasso, que também irão lutar neste sábado.

WILLIAM LIMA

Com 11 judocas na categoria -66 kg, William Lima chegou em Santiago muito animado para competir. O atleta do ficou de by (esperando) na primeira rodada e vai enfrentar o vencedor do confronto entre Wilis Garcia (Venezuela) e Joaquin Tavagliori (Argentina). Lima luta neste sábado.

Lima tem ótimos resultados na temporada, como ganhar ouro no grand prix de Zagreb, Croácia, além de ouro no Aberto Pan-Americano de Guayaquil, Equador e medalha de pata no Mundial Militar e bronze no Grand Slam de Antalya. Em 2021, em Pari, foi campeão mundial militar e campeão mundial juniores, em Marrakesh (2019).

BEATRIZ  BIA SOUZA

Em uma chave com nove judocas, categoria +78, a atleta do Pinheiros, Bia Souza, já começa com uma grande luta pela frente. Vai enfrentar a campeã chilena Katherine Quevedo. Passando pela chilena nas oitavas de final, Bia pega a vencedora do confronto entre Idalys Ortiz (Cuba), que ficou by (esperando), já pelas quartas de final.

O Canal Olímpico do Brasil e a Caze TV transmitem, ao vivo o Pan para o Brasil, no Youtube. As disputas por medalhas serão no mesmo dia, a partir das 15h (Brasília).