O Brasil fez uma dobradinha no lançamento do disco. E na prova tinha a pinheirense Andressa Oliveira de Morais, que por 34 centímetros não foi ouro. Andressa marcou 59.29, contra 59.63 metros de Isabela Rodrigues. Foram as duas primeiras medalhas do atletismo para o País. Outra medalha de prata no primeiro dia da modalidade foi de outra atleta do ECP, Eliane Martins, no salto em distância.
Já Andressa é recordista Sul-Americana da prova, com 63.34 m, resultado conquistado em 2019, em Leiria, Portugal.
“Apesar de ser meu melhor resultado do ano, não saiu a marca que eu esperava, mas estou muito feliz. Estou bem treinada e o objetivo no ano que vem é quebrar o recorde brasileiro e sul-americano. Quero muito o índice para a minha quarta olimpíada”, comentou Andressa.
Depois, bem ao seu estilo alegre, falou sobre o seu resultado. “Se não era para causar a gente nem vinha”, disse Andressa às gargalhadas acompanhada por Izabela sobre a dobradinha brasileira, que ambas comemoraram muito com o público e na zona mista, nas entrevistas com a imprensa brasileira.
Eliane tinha muitos motivos para comemorar a medalha de prata. Primeiro que já decidiu que será seu último Pan-Americano. Depois porque já havia desistido de competir, mas ganhou um incentivo extra. Do marido Tiago Sebastião e da psicóloga Marisa. “No começo do ano nem eu acreditaria que isso estaria acontecendo hoje. Ela, Marisa, nunca me deixou desistir. Você vai porque vai brilhar no Pan e vai trazer uma medalha. Sempre mirei a medalha, independente da cor. Você sempre quer o ouro, mas ele não veio. A prata está bom demais”, disse a atleta do Pinheiros, de 37 anos que disputou o terceiro Pan.
A prova em que Eliane Martins foi prata, a vencedora foi a colombiana Carolina Linares, com 6.66m. Uma diferença de apenas 17 cm.
“Eu já saltei esse 6.66. Vim para o Pan querendo saltar mais que isso, mas aconteceram os imprevistos, mas estou muito feliz com o resultado e essa medalha de prata que foi meu último Pan”, disse sem revelar que teve cãimbra quando ainda faltando dois saltos.
POLO AQUÁTICO
A equipe feminina de polo aquático do Brasil, que tem a goleira pinheirense Thatiana Pregolini, começou com vitória. Na manhã desta segunda-feira (30), na piscina do Complexo Aquático do Estádio Nacional, derrotou Porto Rico por 19 a 7. Pregolini começará a partida como titular nesta terça-feira (31), 12h30, contra o Chile, em jogo decisivo para passar à semifinal.
Já a equipe masculina, além de três atletas e o assistente Roberto Chiappini, o Brasil derrotou também Porto Rico por 18 a 5, começando muito bem. Na rodada desta terça-feira (31), ‘as 18 horas, o Brasil enfrenta o México, em importante jogo em
ESTREIA DE RUIVO NO BASQUETE
Nesta terça-feira (31), a partir das 17h30, será a vez da estreia do armador do Pinheiros, Felipe Ruivo. A Seleção Brasileira de basquete irá enfrentar o México, pelo Grupo B. Na outra partida da Chave, jogam Chile e Porto Rico. Para a disputa de medalha só classificam os dois primeiros de cada grupo. República Dominicana, Panamá, Argentina e Venezuela (Chave A).
Segue programação (31/10) – Terça
Esgrima: Florete Masculino: Henrique Marques
Horários Individual: 9h (pules); 12h10 (quadro de 16); 14h20 (quadro de 8); 16h e 17h (semifinais); 18h10 (final)
Esgrima: Sabre Feminino: Luana Pekelman
Horários Individual: 10h40 (pules); 13h15 (quadro de 16); 14h50 (quadro de 8); 16h30 e 17h30 (semifinais); 18h45 (final)
Judô: Equipes Mistas
10h
Atletismo:
09h: Decatlo Masculino 110m com barreiras: Felipe Vinicius
Atletismo:
09h40: Decatlo Masculino Lançamento do Disco: Felipe Vinicius
Atletismo:
11h: Decatlo Masculino Salto com Vara: Felipe Vinicius
Polo Aquático Feminino:
12h30: Brasil x Chile: Thatiana Mendes
Basquete:
17h30: Mexico x Brasil: Felipe Ruivo (armador)
Handebol:
17h30: Handebol Masculino – Preparador Físico: Claudio Machado – República Dominicana x Brasil
Polo Aquático Masculino:
18h: Brasil x México: Roberto de Freitas, Rafael Vergara, Bruno Chiappini e Roberto Chiappini
Atletismo:
18h20h: 400m masculino (semifinal): Lucas Carvalho
Atletismo:
18h20: Decatlo Masculino Lançamento do Dardo: Felipe Vinicius
Atletismo:
19h55: 5.000m masculino: Altobeli Silva
Atletismo:
20h50 100m feminino (final): Ana Carolina
Atletismo:
21h: 100m masculino (final) Rodrigo Nascimento
O Canal Olímpico do Brasil e a Caze TV transmitem, ao vivo, o Pan para o Brasil, no Youtube. As disputas por medalhas serão no mesmo dia, a partir das 15h (Brasília).