Aqui, tudo caro
É uma ilusão achar que trocar 100 dólares por peso chileno vai ficar com um bom dinheiro no bolso. Fazendo o câmbio, são 70 mil pesos, mas ao entrar no taxi e pagar 35 mil pesos do aeroporto ao hotel, já é uma demonstração que a vida no Chile não está fácil. Comer também está caro, mas o preço baixo do vinho, compensa. Em média, 200 pesos o prato feito, em dólar americano, 25 dólares ou 125 reais.
Pan de Santiago vai reunir 7 mil atletas
Os Jogos Pan-Americanos são, sem nenhuma discussão, a maior competição poliesportiva da América Latina. É uma espécie de Olimpíada, um ano antes da maior competição do mundo. E Santiago, a Capital do Chile, se preparou para receber os quase sete mil atletas, milhares de dirigentes e jornalistas que se espalham por toda Grande Santiago. O E. C. Pinheiros, o Maior Olímpico do Mundo, com 60 atletas dos 622 do Brasil, mandou os enviados especiais Juarez Araújo, jornalista com experiência em coberturas de dois Pan-Americanos e uma Olimpíada, e a media social, Stefani Pitanga. A notícia vai chegar bem elaborada para todos.
Ginástica Artística. Medalhas?
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago já começaram para algumas modalidades, como o hipismo, boxe e beisebol que não fazem parte das modalidades que tem atletas o Esporte Clube Pinheiros. Neste sábado (21), efetivamente o Azul e Preto começa a colocar sua armada em ação em defesa das cores do Brasil. E uma modalidade muito esperada [e a ginástica artística, onde o ECP tem dois atletas de ponta: Arthur Nory, multicampeão, inclusive vai defender o título do Pan, conquistado em 2019 e Patricik Sampaio. E vem muito conceituado para fazer uma boa campanha neste Pan.
“A Expectativa de fazer um bom Jogos. Sabemos o quao importante é o Pan-Americano, uma competição que está valendo vaga para os Jogos Olímpicos e vamos atrás desse objetivo. Competir seguro e buscar o máximo de finais e sempre o melhor resultado pro País e o pro meu Clube”, analisou Nory.
“Tenho como expectativa por ser meu primeiro jogos realizar uma boa competição, contribuindo o melhor possível para minha equipe e para o Brasil. Sempre foi um sonho para mim competir uma edição de jogos Pan-Americanos e me sinto realizado de estar aqui, aproveitando para agradecer todo o suporte do meu Clube e todos os colaboradores (treinadores e equipe multidisciplinar) para q eu chegasse aqui da melhor maneira possível”, disse Patrick Sampaio.
Natação de ouro
Uma das modalidades tradicionais nos Jogos Pan-Americanos é a natação. E os atletas do ECP já estão em Santiago com muita vontade de disputar medalhas. Nesta sexta-feira (20), véspera de começar as provas, o grupo pinheirense foi treinar no complexo aquático que fica ao lado do Estádio Nacional, histórico praça esportiva onde o Brasil conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo, em 1962. João Gomes, Marcelo Chierighini, Leonardo Santos, Giovanna Diamante, Maria Luiza Pessanha, Nichelly Lysy, Victor Alcará, Breno Correia, Stephanie Balduccini, Ana Carolina Vieira, Clarissa Rodrigues e Jhennyfer Alves.
Levantamento de peso
Os dois atletas do E. C. Pinheiros do levantamento de peso olímpico (LPO), os irmãos Marco Túlio e Mateus Gregório, já estão em Santiago. E começam a luta por medalhas em dias diferentes. Marco Túlio vai competir na segunda-feira (23), a partir das 16 horas, no belíssimo ginásio Chimkowe, em Peñalolén, na grande Santiago. No mesmo local, só que na terça-feira (24), a partir das 16 horas, na categoria 102 kg. A expectativa é boa. E a torcida por um ótimo resultado, também.
“Nossa expectativa é de ganhar medalha, mesmo sabendo que teremos grandes atletas da Colômbia, que tem atletas com potencial olímpico”, disse Marco Túlio Gregório.
Remo
Dois atletas do Pinheiros estarão defendendo o Brasil na competição de remo, a partir deste sábado, na categoria dois sem, com Alef Fontoura e Bernardo Boggian. A prova classificatória de ambos será neste sábado (21), na Laguna Grande San Pedro de La Paz, em Viña del Mar.