O Esporte Clube Pinheiros colocou dois atletas no pódio no difícil Torneio Satélite de Florete, organizado pela Federação Internacional de Esgrima, disputado nos dias 2 e 3 de setembro, no Poliesportivo Henrique Villaboim, como parte dos festejos dos 124 anos do Clube. No masculino, Lorenzo Mion terminou em terceiro lugar, enquanto que Ana Beatriz Bulcão, também ficou com a medalha de bronze.
O torneio soma pontos para disputar o Torneio Pré-Olímpico, visando às Olimpíadas de Paris, no ano que vem.
Um dos pontos altos do Torneio Internacional foi a semifinal feminina entre a brasileira Bia Bulcão, atleta do E.C. Pinheiros e a jovem americana Maia Weintraub, de 20 anos, que fizeram um duelo de altíssimo nível. Bulcão, determinada, chegou a abrir vantagem no início, mas Weintraub, usando principalmente o contragolpe, fez 15-11, garantindo lugar na final que acabou vencendo a também brasileira Mariana Pistoia.
“O torneio foi uma competição bastante dificil e a disputa do florete estava muito grande pelos pontos do ranking mundial para classificação olímpica. Para mim foi uma experiência muito boa disputar um torneio do Circuito Internacional em casa e eu estava muito concentrada, bem focada. Fiz uma boa eliminatória e o combate contra a Wentreub, 17a do mundo foi um combate extremamente equilibrado. Dei o máximo que eu tinha, mas nem mesmo o cansaço me desanimou, especialmente pelo suporte da minha familia, me deu força para lutar até o fim. Infelizmente não deu para chegar na final”, analisou Bia Bulcão.
Lorenzo Mion, que foi superado na semifinal pelo chileno Leopoldo Alarcon, fez um excelente torneio. E não escondeu que foi muito bom o terceiro lugar. A derrota foi justamente para o campeão. Isso amenizou a dor da derrota na semi.
“Fiquei muito feliz com meu resultado no torneio. Apesar da minha performance ter sido pior do que eu gostaria no início, ela melhorou após a segunda eliminatória. Assim, conseguiu vencer dois combates difíceis nos quadros de 16 e 8, conseguindo uma vaga no pódio. Acredito que poderia ter jogado melhor na semifinal, mas estou feliz com meu desempenho e minha superação durante a prova”, concluiu o atleta pinheirense.
Além dos dois pódios, o EC Pinheiros teve ótimas colocações, como Heitor Shimbo, que ficou em quinto lugar. Outras colocações de esgrimistas do ECP: Pedro Foschini, em 12º, André Mura, em 15º, Guilherme Vianna, em 20º, Giacomo Guarnera, em 23º, Giacomo Guarnera e em 24º, Pedro Pascuotti.