Informativo de Abril/2021

INFORMATIVO Nº 3
Para refletir …..

Do que as crianças precisam?
Se investigamos a essência de uma criança com cuidado e delicadeza, descobriremos a potência de toda humanidade. A cada nascimento temos a possibilidade de dar continuidade ao mundo, deixando-o um lugar mais bonito e afável. Para isso, porém, precisamos reconhecer cada criança como um ser único, que carrega consigo a possibilidade de ser tudo aquilo que desejar.

Como adultos, devemos dar condições para que essa potência seja alcançada. Mas como fazer isso?
Antes de chegar à família ou a determinado grupo social, a criança chega ao mundo. Ela já nasce detentora de direitos inalienáveis, previstos tanto por organizações globais, como pela Constituição de cada país. No caso da nossa é a Constituição Federal de 1988.
Nela a criança é vista como prioridade absoluta e deve ter acesso à saúde, educação, cultura, lazer e à vida familiar e comunitária. Todos estes são espaços que contribuem para seu desenvolvimento integral e saudável, e devem ser garantidos pela família e pela escola.

Como espaço educativo a escola deve ser capaz de olhar a criança de forma integral, compreendendo-a como sujeito múltiplo e complexo, que está além de aspectos meramente cognitivos. Além disso, deve estar atenta à importância das experiências subjetivas e sociais na construção da história de vida de cada criança.
A criança tem direito a experimentar diferentes linguagens e formas de expressão, conhecer e circular por diferentes espaços, entrar em contato com as belezas, e às vezes, também com as dores do mundo.

Nossa escola certamente olha para a integralidade das crianças, oferecendo-lhes experiências capazes de empoderá-las frente ao mundo. Caminhamos rumo a uma concepção de educação que foca no desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas; com foco no desenvolvimento da Inteligência Emocional e este ano, introduzindo um Nº 3 estudo sobre DISCIPLINA POSITIVA, que nos ajudará a ter esse olhar, especialmente levando em conta os tempos difíceis que vivemos.

Nessa concepção não nos limitamos à quantidade de tempo passado na escola e reconhecemos o Clube e a casa de cada uma como um espaço educativo, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem.

O que vale mais? Alguém falar sobre o perfume das flores ou a criança senti-lo? Falar sobre as nuvens no céu, ou deitar-se para observá-las?

Tal lógica pode ser aplicada a qualquer tipo de conhecimento. A criança aprende melhor quando participa ativamente de determinada situação. Por isso é tão importante que a escola e as famílias abram-se para os territórios que as cercam. Pensar na cidade, na medida do possível pela idade de nossas crianças e dentro do momento que vivemos, também como um território educativo.
O adulto deve conduzir a criança, de forma sutil, às riquezas do mundo. Vivenciar o território também contribui para a construção de um referencial mais amplo e o despertar de novas sensações, como a de pertencimento comunitário, o que favorece o desenvolvimento das noções de cuidado e de preservação do planeta.  As crianças precisam experimentar a vida, os saberes populares e as culturas locais.
Precisam, quando isso voltar a ser possível, circular por praças, museus, ruas e avenidas da cidade. Não podemos bani-las do mundo, caso contrário, elas não saberão que são parte de um todo, que se chama humanidade.

Com carinho, cuidado e esperança
Regina

PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Grupos de formação on-line – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos
  • Orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
  • Projeto sobre Disciplina Positiva por Renata Von Poser
  • Grupo de estudos com Maria Alice Proença
  • A Criança e os 4 Elementos – AWA Educação e Cultura

 

AGENDA DE ABRIL
21 – Feriado Nacional – não haverá aula
30 – Comemoração dos aniversários do mês

 

RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS ORIENTAÇÕES

1) Horário escalonado de entrada e saída (enviado na 6ª feira)
Infantil 4 e 5 – 8h00 – 11h30 / 13h15 – 16h45
Infantil 1, 2 ,3 -8h30 – 12h00/ 13h45 – 17h15
Obs: Irmãos e condução escolar serão tratados à parte.
Entrada e saída pela porta de vidro da escola.

2) Crianças que já entram na escola sozinhas, favor deixá-las na porta de vidro (a Prof.ª estará na porta da sala)
3) Crianças que necessitam de acompanhamento, entrar somente 1 adulto, deixar a criança com a professora e sair do pátio imediatamente para podermos liberar a entrada de outra criança.
4) Crianças em adaptação aguardar orientação no local reservado
5) Adultos acompanhantes não deverão ficar no pátio e evitar ao máximo conversas longas com outras famílias nesse momento e na fila de entrada.
6) Usar o App (Fale com o Professor) para enviar recados e recomendações para as professoras ou ligar para 3598-9852 e falar com a Ana Lucia
7) O uso de máscaras para as crianças de infantil 3,4 e 5 continua sendo recomendado, lembrando que as professoras estarão atentas às necessidades de cada criança. Enviar máscaras para troca.
8) O LANCHE DEVE SER ENVIADO DIARIAMENTE (evitar salgadinho, doces e guloseimas)
9) Avisar imediatamente a escola se crianças ou familiares estiverem com sintomas gripais e suspeita de COVID. Nesses casos as crianças devem ficar em casa.
10) Crianças que faltarem por qualquer motivo, poderão assistir as aulas on-line (horários serão enviados).

 

REGINA DELDUQUE RENATA MARTINS COSTA
Diretora- Orientadora Coordenadora Pedagógica

VERA MARIA PATRIANI MARINHO GOZZO
Diretora Cultural