Para refletir …..
Do que as crianças precisam?
Se investigamos a essência de uma criança com cuidado e delicadeza, descobriremos a potência de toda humanidade. A cada nascimento temos a possibilidade de dar continuidade ao mundo, deixando-o um lugar mais bonito e afável. Para isso, porém, precisamos reconhecer cada criança como um ser único, que carrega consigo a possibilidade de ser tudo aquilo que desejar.
Como adultos, devemos dar condições para que essa potência seja alcançada. Mas como fazer isso?
Antes de chegar à família ou a determinado grupo social, a criança chega ao mundo. Ela já nasce detentora de direitos inalienáveis, previstos tanto por organizações globais, como pela Constituição de cada país. No caso da nossa é a Constituição Federal de 1988.
Nela a criança é vista como prioridade absoluta e deve ter acesso à saúde, educação, cultura, lazer e à vida familiar e comunitária. Todos estes são espaços que contribuem para seu desenvolvimento integral e saudável, e devem ser garantidos pela família e pela escola.
Acrescentemos ainda os 6 direitos da criança, propostos pela Base Nacional Comum Curricular, conforme segue:
Conviver – As crianças têm o direito de conviver com outros indivíduos, usando diferentes linguagens e aumentando o conhecimento;
Brincar – Elas têm o direito de brincar diariamente, em diferentes formas e espaços, ampliando as produções culturais;
Participar – Toda a criança tem o direito de participar com adultos e outras crianças, na realização de atividades familiares e escolares;
Explorar – Elas devem explorar todos os movimentos, desde gestos, sons, formas, cores, palavras, entre outros, ampliando assim os seus saberes sobre a cultura;
Expressar – Todas as crianças têm o direito de expressarem as suas emoções e necessidades em qualquer patamar;
Conhecer-se – Elas devem construir a sua identidade pessoal, social e cultura.
Como espaço educativo a escola deve ser capaz de olhar a criança de forma integral, compreendendo-a como sujeito múltiplo e complexo, que está além de aspectos meramente cognitivos. Além disso, deve estar atenta à importância das experiências subjetivas e sociais na construção da história de vida de cada criança.
A criança tem direito a experimentar diferentes linguagens e formas de expressão, conhecer e circular por diferentes espaços, entrar em contato com as belezas, e às vezes, também com as dores do mundo.
Nossa escola certamente olha para a integralidade das crianças, oferecendo-lhes experiências capazes de empoderá-las frente ao mundo. Caminhamos rumo a uma concepção de educação que foca no desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas; com foco no desenvolvimento da Inteligência Emocional e dando continuidade ao trabalho de Meditação com as crianças.
Reconhecemos o Clube como um espaço educativo, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. O que vale mais? Alguém falar sobre o perfume das flores ou a criança senti-lo? Falar sobre as nuvens no céu, ou deitar-se para observá-las?
Tal lógica pode ser aplicada a qualquer tipo de conhecimento. A criança aprende melhor quando participa ativamente de determinada situação. Por isso é tão importante que a escola e as famílias abram-se para os territórios que as cercam. Pensar na cidade, na medida do possível pela idade de nossas crianças, também como um território educativo.
O adulto deve conduzir a criança, de forma sutil, às riquezas do mundo. Vivenciar o território também contribui para a construção de um referencial mais amplo e o despertar de novas sensações, como a de pertencimento comunitário, o que favorece o desenvolvimento das noções de cuidado e de preservação do planeta.
As crianças precisam experimentar a vida, os saberes populares e as culturas locais. Precisam, na medida do possível e considerando a nossa realidade, circular por praças, museus, ruas e avenidas da cidade. Não podemos bani-las do mundo, caso contrário, elas não saberão que são parte de um todo, que se chama humanidade.
Com carinho e cuidado
Regina
O QUE SEI E POSSO ENSINAR: o espaço está aberto para a participação dos pais, mães, vovôs e vovós. Marque um horário com a professora.
PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
- Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
- Grupo de estudos com Cleide Terzi
- Certificação em Disciplina Positiva
- De que se ocupa a Coordenação? – Com Cleide Terzi e Heloisa Ponzio
- Gestos do acolher com Fabiane Vitiello e Telma Holanda
AGENDA DE MARÇO
21 – Sábado letivo – Infantil 1,2 e 3
27- Comemoração dos aniversários do mês
*seguirão circulares informativas
AGENDA DO MÊS DE ABRIL (sujeita a alterações)
13 – Dia do Funcionário (não haverá aula)
09 – Comemoração interna da Páscoa
10 – Feriado
20 – Recesso
21 – Feriado
24 – Aniversários do mês
25 – Sábado Letivo – Infantil 4 e 5
*seguirão circulares informativas
REGINA DELDUQUE RENATA MARTINS COSTA
Diretora- Orientadora Coordenadora Pedagógica
FRANCISCO MONTAGNA FILHO
Diretor Cultural