Do que as crianças precisam?
Se investigamos a essência de uma criança com cuidado e delicadeza, descobriremos a potência de toda humanidade. A cada nascimento temos a possibilidade de dar continuidade ao mundo, deixando-o um lugar mais bonito e afável. Para isso, porém, precisamos reconhecer cada criança como um ser único, que carrega consigo a possibilidade de ser tudo aquilo que desejar.
Como adultos, devemos dar condições para que essa potência seja alcançada. Mas como fazer isso?
Antes de chegar à família ou a determinado grupo social, a criança chega ao mundo. Ela já nasce detentora de direitos inalienáveis, previstos tanto por organizações globais, como pela Constituição de cada país. No caso da nossa é a Constituição Federal de 1988.
Nela a criança é vista como prioridade absoluta e deve ter acesso à saúde, educação, cultura, lazer e à vida familiar e comunitária. Todos estes são espaços que contribuem para seu desenvolvimento integral e saudável, e devem ser garantidos pela família e pela escola.
Como espaço educativo a escola deve ser capaz de olhar a criança de forma integral, compreendendo-a como sujeito múltiplo e complexo, que está além de aspectos meramente cognitivos. Além disso, deve estar atenta à importância das experiências subjetivas e sociais na construção da história de vida de cada criança.
A criança tem direito a experimentar diferentes linguagens e formas de expressão, conhecer e circular por diferentes espaços, entrar em contato com as belezas, e às vezes, também com as dores do mundo.
Nossa escola certamente olha para a integralidade das crianças, oferecendo-lhes experiências capazes de empoderá-las frente ao mundo. Caminhamos rumo a uma concepção de educação que foca no desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas; com foco no desenvolvimento da Inteligência Emocional e dando continuidade ao trabalho de Meditação com as crianças.
Nessa concepção não nos limitamos à quantidade de tempo passado na escola e reconhecemos o Clube como um espaço educativo, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. O que vale mais? Alguém falar sobre o perfume das flores ou a criança senti-lo? Falar sobre as nuvens no céu, ou deitar-se para observá-las?
Tal lógica pode ser aplicada a qualquer tipo de conhecimento. A criança isso é tão importante que a escola e as famílias abram-se para os territórios que as cercam. Pensar na cidade, na medida do possível pela idade de nossas crianças, também como um território educativo.
O adulto deve conduzir a criança, de forma sutil, às riquezas do mundo. Vivenciar o território também contribui para a construção de um referencial mais amplo e o despertar de novas sensações, como a de pertencimento comunitário, o que favorece o desenvolvimento das noções de cuidado e de preservação do planeta.
As crianças precisam experimentar a vida, os saberes populares e as culturas locais. Precisam, na medida do possível e considerando a nossa realidade, circular por praças, museus, ruas e avenidas da cidade. Não podemos bani-las do mundo, caso contrário, elas não saberão que são parte de um todo, que se chama humanidade.
Com alegria e esperança
Regina
O QUE SEI E POSSO ENSINAR: o espaço está aberto para a participação dos pais, mães, vovôs e vovós. Marque um horário com a professora, conforme orientações que foram enviadas.
PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS
- Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção;
- Educação Parental – Instituição Eduque Bem;
- Tinis para Educadores – Instituto Singularidades;
- Comunicação Não Violenta – Palas Athena;
- Coordenando em Companhia – Pedagogia de Contexto.
Agenda de março
04 – Sábado Letivo – Infantil 4 e 5*
13 – Dia do Funcionário – não haverá aula
18 – Sábado letivo – Infantil 3*
31 – Aniversários do mês
Agenda de abril (sujeita a alterações)
06 – Comemoração interna da Páscoa
07 – Feriado – sexta-feira Santa
15 – Sábado letivo – Infantil 1 e 2*
21 – Feriado de Tiradentes
28 – Aniversários do mês
*Seguirão circulares informativas
Regina Delduque
Diretora- Orientadora
Renata Martins Costa
Coordenadora Pedagógica
Vera Maria Patriani Marinho Gozzo
Diretora Cultural