Informativo de nº 8 de outubro

APENAS BRINCANDO

Anita Wadley

Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos, por favor não diga que estou apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo sobre equilíbrio e formas. Quando estou me fantasiando, arrumando a mesa e cuidando das bonecas, por favor não fique com a ideia que estou apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo. Eu posso ser mãe ou pai algum dia. Quando estou pintado até os cotovelos, ou de pé diante do cavalete,

ou modelando argila, por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo. Estou me expressando e criando. Eu posso ser um artista ou um inventor algum dia.

Quando você me vê sentado numa cadeira, lendo para uma plateia imaginária, por favor não ria e pense que eu estou apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo. Eu posso ser um professor algum dia.

Quando você me vê procurando insetos nos arbustos, ou enchendo meus bolsos com todas as coisas que encontro, não jogue fora como se eu estivesse apenas brincando, Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Eu posso ser um cientista algum dia.

Quando estou entretido com um quebra-cabeça, ou com algum brinquedo na minha escola, por favor não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras. Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas. Eu posso estar numa empresa algum dia.

Quando você me vê cozinhando ou experimentando alimentos, por favor, não pense que, porque me divirto, é apenas uma brincadeira. Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber diferenças.

Eu posso ser um “chef” algum dia.

Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo, por favor não diga que estou apenas brincando. Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.

Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.

Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje, e eu digo, eu brinquei, por favor, não me entenda mal. Porque enquanto eu brinco estou aprendendo. Estou aprendendo a ter prazer e ser bem-sucedido no trabalho.

Eu estou me preparando para amanhã.

Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.

Nossa equipe tem a convicção de que realmente o “trabalho” de uma criança é brincar, pois brincando desenvolverá todas as habilidades necessárias.

 

Com alegria e esperança Regina


PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
  • Encontros pedagógicos com Cristiano dos Santos Araújo: a proposta dos encontros é desenvolver a cultura da cooperação e o reconhecimento das possibilidades de utilização de recursos pedagógicos para o desenvolvimento do senso de cooperação e solidariedade entre o grupo de crianças e professoras.
  • III Jornada Internacional de Educação Infantil – VINCULAR
  • EDUQUE BEM – Educação Parental

AGENDA OUTUBRO

04 – Sorteio de vagas para 2024 (alunos novos)

07- Sábado Letivo – Infantil 1 e 2 *

09, 10 e 11 – Semana da Criança*

12 – Feriado

13 – Recesso

17 a 24 – reserva de vaga para crianças contempladas no sorteio*

17 – Dia do Professor (comemoração interna)

27 – Aniversários do mês

31 – Dia do Saci (comemoração interna)

AGENDA DE NOVEMBRO (sujeita a alterações) 02 – Feriado

03 – Recesso

08 – Reunião com novas famílias*

11 – Sábado letivo -Mostra de Trabalhos*

15 – Feriado

20 – Feriado

23 – Passeio “Toca da Raposa” – Infantil 5 manhã e tarde*

24- Aniversários do mês – novembro e dezembro

28 e 29 – ensaios da formatura Infantil 5*

30 – FORMATURA*

AGENDA DE DEZEMBRO (sujeita a alterações)

04/05/06 – Reuniões com as famílias*

08 – Último dia de aulas

09 – Sábado Letivo – ENCERRAMENTO DO ANO *

*seguirão informações no APP

 

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA 2024 DE 01 A 14/12: Na Secretaria do Jardim de Infância, para assinatura do Termo de Compromisso

REGINA DELDUQUE
Diretora – Orientadora

RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica

ANTÔNIO CARLOS FOSCHINI
Diretor Cultural