Informativo de nº4 | Maio

Para refletir…

Sinais do corpo
Madalena Freire

Somos o que somos.
Somos o que sentimos.
Somos o que pensamos.
Somos o que desejamos.
Somos o que fazemos, mediados por gestos e movimentos.
Somos nosso corpo.

Carregamos em nosso corpo as marcas de nossos sentimentos, crises, conquistas, impasses, nossa história.
Nosso corpo nos retrata e nos expressa. Ao mesmo tempo que nos expressamos por ele. Expressamo-nos buscando e entrando, ou não, em comunicação com o outro.
Essa interação permanente entre meu corpo, o corpo do outro e a realidade, sofre modificações, e é, ao mesmo tempo modificado, num movimento contínuo de transformações.

O corpo fala. Mesmo quando quer esconder sua fala, “o corpo não mente”. Explode em sintoma, em jeito de alerta para nós mesmos e para o outro. Estar atento para ouvir e ver, entrando em sintonia, com nosso corpo e de nossas crianças, é desafio fundamental do educador.
Ver, tentando decifrar, ler os sinais, os significados que o corpo expressa, comunicando os desafios do processo de aprendizagem é tarefa do educador no seu ensinar.

A observação é seu instrumento decisivo. Um corpo jogado, largado, um corpo tenso, retesando energias, um corpo acabrunhado, “diminuindo”, um corpo onde tudo parece estar bem, mas foge temeroso ao toque… Todos esses são sinais que retratam os desafios com que devemos lidar no processo de aprendizagem de nossas crianças. Na relação com elas, temos com nosso corpo, um instrumento precioso que em muitas situações abre portas inimagináveis, que é o toque.

Dependendo de como recebemos uma criança, num abraço afetuosos e quente podemos produzir mudanças durante aquele dia… Ou se o olhar nosso foi lançado e recebido como um afago, naquele momento de insegurança, ou ainda em situações extremas, lidando com limites, temos um toque firme, duro, “apertado”, todos esses momentos de afeto são traduzidos pelo toque.
Não basta ter um corpo, é necessário senti-lo, amá-lo, cuidá-lo respeitosamente, conhecê-lo, vivê-lo na totalidade, para que possamos, na relação com o outro, assumir com autoria, o que somos, sentimos, desejamos, pensamos, fazemos com nosso corpo, nossa vida, nossa história.

Com alegria e esperança,
Regina.

FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS
• Grupos de formação on-line – leitura e discussão de textos, discussão de casos de alunos, orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
• Pós graduação Lato Sensu em Neurociência na Escola – Instituto Singularidades
• Documentação pedagógica – projeto de formação continuada para a Equipe do Jardim de Infância, com a Diálogos e Viagens Pedagógicas

DESEJAMOS A TODAS AS MÃES DA NOSSA ESCOLA UM DIA FELIZ E UM FUTURO COM MUITA ALEGRIA E ESPERANÇA

AGENDA DE MAIO
07- Sábado letivo* (todas as turmas)
23 – Dia do Funcionário – não haverá aula
27 – Aniversários do mês

AGENDA DE JUNHO (sujeita a alterações)
01 – Comemoração interna dos 77 anos do Jardim de Infância
25 – Festa Junina*
27, 28 e 29 – Reunião semestral com as famílias*
29 – Comemoração Junina dos aniversários do mês *
30 – Não haverá aula no período da tarde (Festa Junina do Clube) – aulas normais no período da manhã

01/07 – Início das férias
01/08 – INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE

*Seguirão mais informações pelo Aplicativo

REGINA DELDUQUE
Diretora- Orientadora

RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica

VERA MARIA PATRIANI MARINHO GOZZO
Diretora Cultural