Informativo Semanal IX

PARA REFLETIR
“Ensine-me a concretizar meus sonhos.
Neles incluindo os outros. ”

Aqui está a lição do Castor. Que ajude a nos manter unidos e em harmonia, com alegria e determinação, mesmo em tempos difíceis.
O Castor é o construtor do mundo animal. A sua energia tem afinidade com a da água e da terra, incorporando ainda um forte sentimento de família e de vida caseira.

Se observarmos as represas, capazes de bloquear fortes torrentes de água, veremos que existem diversas entradas e saídas. Quando constrói sua casa, o Castor sempre se preocupa em preparar diversos pontos de escape. Essa prática é uma lição para cada um de nós, para que não nos deixemos encurralar, pois se não cedermos algumas alternativas, estaremos represando o fluxo de experiências em nossas vidas. Um produtor é caracterizado por sua operosidade, e o Castor sabe que a limitação impede a produtividade.

Para sermos capazes de compreender o Castor, devemos reconhecer o poder do trabalho e conscientizarmo-nos da satisfação proporcionada pelo bom cumprimento de uma tarefa. Precisamos compreender que, para concretizarmos um sonho, é necessário contarmos com o apoio de todos, e que, para trabalhar com os outros precisamos ter o espírito de grupo. O espírito de grupo simboliza a harmonia em seu mais perfeito estágio, não conspurcado pelos egos individuais. Cada um de nós é compelido a incentivar as habilidades e méritos dos demais, conseguindo perceber com clareza qual é a peça do quebra-cabeça que nos cabe.

Quando aprendemos a viver em harmonia como os outros, desenvolvemos um forte sentimento comunitário, e o resultado é a união de todos os envolvidos. O Castor nos lembra de procurarmos soluções alternativas para os desafios que a vida nos oferece e de proteger as criações às quais dedicamos nossa energia e nosso amor.

Meditemos a respeito da predisposição e da determinação do Castor para o trabalho. Visualizemos as metas que pretendemos atingir e mantenhamos nossa firme predisposição em associarmo-nos com os demais para atingir nossos objetivos.

Que sejam estas as nossas metas para o enfrentamento deste momento difícil que vivemos.
Com bons pensamentos e união, tenho certeza de que sairemos fortalecidos/as

Com carinho, cuidado e determinação

Regina


1- Encontro com as professoras e equipe

STELLA BARBIERI – 16/09
Artista, contadora de histórias, autora e educadora. Dirige o Bináh Espaço de Arte, um lugar de educação e invenço. Foi diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, e curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo. Assessora na área de arte
educação para várias escolas e museus em diferentes Estados do país. Publicou materiais educativos para instituições culturais, livros para professores e 25 livros para o público infanto-juvenil. Realiza exposições espetáculos e ministra cursos de narrações no Brasil e no exterior. www.stelabarbieri.com.br.

PROPOSTA:
As crianças, assim como os artistas, ao se relacionarem e descobrirem as materialidades do mundo, fazem perguntas. Investigam, olham, passam a mão, cheiram, veem se faz barulho, percebem possibilidades e mistérios daquilo que convoca curiosidade. Existe nessa pesquisa
um estado de atenção, experimentação e invenção. Um estado de criação de hipóteses artísticas, científicas, fantásticas para as perguntas feitas para/com um mundo em constante estado de transformação – que cria furos na normalidade.

Nesse encontro conversaremos sobre o Estado de Arte/ Estado de ateliê. Qual a sua importância para as investigações e processos de aprendizagem das crianças, educadores e artistas dentro e fora da sala de aula? Como criar/ estranhar a normalidade? De que maneiras trazer esse estado para o corpo? Como criar movimentos? Como tatear nosso próprio pensamento? De que forma crio pactos com o agora?

2- Plantão no Jardim de Infância – todas as terças, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00. Não podemos receber pessoas na escola, mas atendemos as famílias por telefone (35989852/35989851);

3- Continuidade aos encontros individuais e por grupos;

4 – Está disponível no nosso aplicativo a pesquisa de intenção de matrícula para 2021. Caso não tenha respondido, por favor fazer o mais rápido possível, pois precisamos desses dados para nos organizarmos para o próximo ano, sabendo de quantas vagas dispomos no sorteio para novos alunos;

5 – Um novo kit está sendo feito pelas professoras. Fiquem atentos aos avisos sobre o kit da sala de seu filho;

6 – A VOZ DA EQUIPE
Professora Malu
Nesse momento que estamos todos passando, muitas vezes me deparei com algumas questões. Será que tudo isso vai passar? Será que vou me adequar às mudanças? Estou fazendo o certo? E qual é o certo? Toda essa expectativa me deixava muito ansiosa, e nesses momentos respirava fundo e acreditava na esperança. Esperança de que tudo vai dar certo e de que estou fazendo o meu melhor. E assim meu coração se confortava e as forças voltavam, pois esperança é olhar para o futuro, é sonhar, é fazer planos. Encontrei este texto, que me fez refletir e aquietou meu coração. Gostaria de compartilhar com todos vocês!

“Expectativa tem a ver com querer antecipar. A esperança espera. A expectativa quer adiantar o resultado que nos é mais conveniente. Esperança é saber que vai acontecer sempre o melhor. Ter expectativa é viver de incerteza. Ter esperança é ter certeza. Às vezes, esperamos alguma coisa e aquela expectativa nos aflige e nos deixa desanimados se não dá certo. Isso nos frustra, por não conseguir o que queríamos. Quando essas expectativas são acumuladas, a ansiedade se faz presente. Já a esperança, nos traz mais tranquilidade, mais segurança, pois se espera o melhor. A expectativa pode abater. A esperança, reerguer.
Deixe as suas expectativas e viva mais a esperança. Mande a ansiedade para fora da sua vida e chame a segurança para mais perto! Deixe a esperança superar as nossas expectativas. E não deixe a espera matar a esperança. ” Alejandro Büllon

Com carinho, cuidado e um olhar positivo para o futuro
Regina e Renata