INFORMATIVO Nº 7
SETEMBRO 2019
Para refletir
CANTIGA QUASE DE RODA
Thiago de Mello
Na roda do mundo lá vai o menino.
O mundo é tão grande e os homens tão sós.
De pena, o menino começa a cantar.
(Cantigas afastam as coisas escuras )
Mãos dadas aos homens, lá vai o menino, na roda da vida
Rodando e cantando.
A seu lado, há muitos que cantam também:
Cantigas de escárnio e de maldizer.
Mas como ele sabe que os homens, embora se façam de fortes,
Se façam de grandes, no fundo carecem de aurora e de infância
– então ele canta cantigas de roda e às vezes inventa algumas –
Mas sempre de amor ou de amigo.
Cantigas que tornem a vida mais doce e mais brando o peso
Das sombras que o tempo derrama, derrama na fronte dos homens
Na roda do mundo lá vai o menino, rodando e cantando
Seu canto de infância.
Pois sabe que os homens embora se façam de graves, de fortes,
No fundo carecem de claras cantigas – senão ficam ocos, senão endoidecem.
E então ele segue cantando de bosques, de rosas e de anjos,
E anéis e cirandas, de nuvens e pássaros, de sanchas senhoras
Cobertas de prata, de barcas celestes caídas no mar.
Na roda do mundo, mãos dadas aos homens, lá vai o menino
Rodando e cantando cantigas que façam o mundo mais manso.
Cantigas que façam a vida mais doce, cantigas que façam
Os homens mais crianças
EPITÁFIO
O canto desse menino talvez tenha sido em vão.
Mas ele fez o que pode.
E fez sobretudo o que sempre lhe mandava o coração.
Na roda da vida, cá estamos em nosso segundo semestre de trabalho, para os encontros entre nós, com nossas crianças, com nossos filhos e netos, com nosso trabalho e nossos compromissos. Para pensarmos o mundo de nossas crianças; para estarmos atentos àquilo que a vida nos apresenta no cotidiano. Mas para termos esses momentos de contemplação, há que se ter calma, coisa que a roda do mundo vai nos tirando. Nosso olhar acaba distraído por e mails, twiters, whatsApps e uma infinidade de apelos da modernidade. Lendo o poema de Thiago Mello penso que precisamos cantar mais cantigas de roda e ouvir com mais atenção as cantigas que as crianças cantam.
Sinto também que o grande desafio para educadores, mães e pais do mundo de hoje, é a observação e a escuta atenta e cuidadosa das crianças. E para isso também há que se ter calma. Calma e tempo. Mas como ter tempo para os momentos de contemplação tão necessários para nosso crescimento pessoal e espiritual?
Penso em algumas leituras que fiz nesses últimos anos. Em seu livro “1822”, Laurentino Gomes traz alguns dados que me chamaram a atenção: “no final do século XVIII a revolução tecnológica teve impactos gigantescos nos transportes e nas comunicações. Uma viagem entre Inglaterra e Austrália, que demorava seis meses na época dos barcos a vela, foi reduzida para cinco semanas com os navios a vapor. Entre Portugal e Brasil a redução foi de dois meses para cinco dias. Até 1810 um pombo-correio demorava uma semana para levar uma carta de Londres para Paris. Com os barcos a vapor, o tempo diminuiu para dois dias. Com a invenção do telégrafo, a mesma mensagem poderia ser transmitida em uma fração de hora.”
Sem dúvida são dados espantosos, que tiveram impacto na história da civilização; mas se pensarmos na velocidade com que as coisas acontecem nos dias de hoje, soa até engraçado. Algum tempo atrás li uma matéria no caderno TEC da Folha de São Paulo, que fala de recursos como Foursquare, Gowalla, My Town, Google Latitude e Twitter Places (nem sei se todos ainda existem), dos quais eu nunca ouvira falar. Esses serviços forçam cada vez mais a porta de entrada em nossas vidas e disputam a liderança de mercado. Segundo a matéria, por trás desses aplicativos há uma grande engenharia publicitária, que mantém a roda girando. Como fazer disso, que foi pensado exclusivamente em termos de ganho econômico, uma ferramenta educativa, é um grande desafio.
Ante tantas mudanças e avanços tecnológicos, fica uma pergunta. Será a capacidade de adaptação do ser humano ilimitada? Às vezes penso que sim, pois caso contrário a civilização já teria sucumbido. Mas penso muito nas crianças e nas exigências que esse mundo moderno acaba lhes impondo. Acredito que devemos dar-lhes as mãos e deixá-las rodar e cantar, cantigas que façam a vida mais doce, que façam os homens mais crianças.
Com carinho e cuidado
Regina
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS
• Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
• Certificação Internacional em Disciplina Positiva
AGENDA DE SETEMBRO
7 -Desfile comemorativo do Aniversário do Clube ( seguir as orientações do Clube enviadas para Infantil 3, 4 e 5 )
10, 12 e 19 – Infantil 3 – passeio Fazendinha Sabor de Viver*
20 – 74ª Festa da Árvore (comemoração interna )
27- Aniversários do mês
AGENDA DE OUTUBRO (sujeita a alterações)
05 – Sábado Letivo*
07 a 11 – Semana da Criança*
10 – Passeio Infantil 4 – Cia dos Bichos*
12 – Feriado
14 – Dia do Professor – não haverá aula
15 – Comemoração interna do Dia do Professor
24 – Passeio Infantil 5 – Toca da Raposa*
25 – Aniversários do mês
31 – Dia do Saci
*seguirão circulares informativas
RESERVA DE VAGAS E MATRÍCULA PARA ALUNOS/2020
1. O período de reserva de vagas para 2020 será de 3/9 a 20/9/2019
2. A reserva de vaga deverá ser realizada na Secretaria do Jardim de Infância, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
3. O Jardim de Infância funciona de segunda à sexta, nos seguintes horários:
• Período da manhã: das 8h00 às 12h00
• Período da tarde: das 13h15 às 17h15
• Período Integral: das 8h00 às 17h15
4. Documentos necessários para reserva de vaga
• carteira de associado (da criança ou do responsável)
• xerox da certidão de nascimento
• 6 fotos 3X4
• xerox da carteira de vacinação
• Exame de vista para alunos do Infantil 4
• audiometria e exame de vista para alunos do Infantil 5
5. As matrículas deverão ser efetivadas na secretaria do Jardim de Infância no período de 02 a 11 de dezembro de 2019, das 8h30 às 16h30, quando informaremos a anuidade de 2020, definida na reunião do Conselho Deliberativo do dia 25/11/2019
6. No ato da matrícula será assinado instrumento de compromisso pelo responsável do aluno com emissão de guia de pagamento da taxa de matrícula para aluno não associado
CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA AS MATRÍCULAS DE 2020 (alunos novos)
1. Criança associada, irmão de aluno já matriculado
2. Criança associada (aluno novo)
3. Criança não associada, filho de associado e irmão de aluno já matriculado
4. Criança não associada, filho de associado e aluno novo
5. Criança não associada, neto de associado e irmão de aluno já matriculado
6. Criança não associada, neto de associado e aluno novo
Todos os novos alunos (irmãos) devem realizar pré-inscrição de 03 a 20/09/2019 no portal de serviços do ECP. O preenchimento das vagas se dará conforme a disponibilidade de vagas por classe e de acordo com os critérios de prioridade acima estabelecidos.
Caso o número de candidatos (crianças associadas, dentro de um mesmo critério de prioridade) seja maior do que de vagas por classe, a preferência para contemplação das vagas disponíveis e formação da lista de espera será dada conforme a ordem crescente da data de associação (a mais antiga prevalece sobre a mais nova).
No caso de crianças não associadas, haverá sorteio para contemplação das vagas disponíveis e formação da lista de espera.
O Edital completo encontra-se no site do Clube.
PRÉ-INSCRIÇÃO: de 3 a 20/9/2019
SORTEIO DE VAGAS: 2/10/2019, às 10H, na Sala de Conferências
RESERVA DE VAGAS PARA CRIANÇAS CONTEMPLADAS NO SORTEIO: de 8 a 18/10/2019
EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULA: de 2 a 11/12/2019
REGINA DELDUQUE RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora e Ensino Coordenadora Pedagógica
FRANCISCO MONTAGNA FILHO
Diretor Cultural