Larissa Pimenta recebe o Prêmio de Mérito Esportivo pelo Esporte Clube Pinheiros

Judoca é a terceira atleta do Clube a receber a premiação; Beatriz Souza e Rafael Silva foram os outros

 

A judoca do Esporte Clube Pinheiros, Larissa Pimenta, recebeu nesta terça-feira, dia 25 de março, o Prêmio Mérito Esportivo. A celebração e entrega foi realizada no Centro Pró Memória e contou com a presença do presidente do Clube, Carlinhos Brazolin, do presidente do Conselho Deliberativo, Guilherme Domingues de Castro Reis, do presidente do Centro Pró-Memória, Synesio Alves de Lima, do Conselheiro efetivo do Pinheiros, Doutor José Mansur, entre outras autoridades.

Os atletas medalhistas Olímpicos Rafael Silva, o Baby e Beatriz Souza, também estavam presentes. Acompanhados dos senseis Leandro Guilheiro e Sérgio Baldijão.

“Gostaria de agradecer a todos que estão aqui, me sinto honrada e feliz por esse feito. Confesso que minha ficha ainda não caiu, tenho a consciência de que eu conquistei a medalha Olímpica e nesses momentos especiais é gratificante receber todo o reconhecimento”, comentou Larissa, antes de agradecer todo o suporte concedido pelo Clube até o atual momento em sua carreira. “Quero agradecer ao Clube, que me acolheu tanto nos momentos ruins, quanto nos bons. Ainda bem que teve bons momentos (risos).  Estou feliz por todo o incentivo dado às mulheres e também às crianças. Hoje o tatame estava cheio de criança e isso é uma das coisas que mais me motivam, ver essa nova geração surgindo”, destacou a judoca, que está no Clube desde os 13 anos de idade.

Larissa Pimenta. Foto: João Raposo/ECP

Presente na cerimônia, o presidente do Clube Carlinhos Brazolin relembrou momentos com Larissa Pimenta nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023 e também nas Olimpíadas de Paris 2024, e falou sobre o Prêmio concedido à judoca. “Esse Prêmio só gigantes receberam. Baby (Rafael Silva), Beatriz Souza, o Willian Lima ainda está para receber, e você (Larissa) hoje. Uma menina de ouro, grande irmã, tia, e uma grande mãe futuramente. Hoje estamos num lugar com pessoas que te amam, que vêem em você o que você vê nos outros: bondade e parceria”, destacou o Presidente. 

Larissa Pimenta com a placa de homenagem. Foto: João Raposo/ECP

Primeira mulher medalhista Olímpica na história do Pinheiros – No dia 28 de Julho, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Larissa Pimenta entrou não só para a história do esporte brasileiro ao conquistar a medalha de bronze, como também na história do Esporte Clube Pinheiros, ao se tornar a primeira mulher medalhista Olímpica pelo Clube. Larissa venceu a italiana Odette Giuffrida na disputa do terceiro lugar na categoria 52kg.   

Carreira vitoriosa – Atualmente com 26 anos, Larissa Cincinato Pimenta já possui diversos títulos e resultados notórios na jovem carreira. Além da medalha Olímpica em Paris 2024, a judoca Pinheirense ficou em sétimo no lugar no último campeonato mundial sênior, em Abu Dhabi 2024; conquistou a medalha de bronze no Grand Slam do Cazaquistão, em Astana 2024; e foi Campeã Panamericana e Oceania em Abril de 2024.  

Prêmio Mérito Esportivo – O Esporte Clube Pinheiros concede o Prêmio Mérito Esportivo em  reconhecimento aos atletas que se destacam no âmbito mundial. Não só pelo resultado obtido, como também por uma somatória de fatores que envolve esforço e dedicação que culminaram na conquista final.  

Em julho de 2023, os judocas Rafael Silva e Beatriz Souza também receberam o Prêmio pelo Clube

João Luís Palermo, Synesio Alves, Carlinhos Brazolin, Guilherme Domingues de Castro Reis, Larissa Pimenta e José Mansur. Foto: João Raposo/ECP

Outras autoridadesGuilherme Domingues de Castro Reis – Presidente do Conselho Deliberativo – “É um dia muito especial para o Esporte Clube Pinheiros. Nós não podemos deixar de reconhecer, reverenciar e enaltecer honrarias à essas pessoas que escrevem a história do nosso Clube. Hoje essa homenagem nesse local é algo simbólico, você escreve a nossa história e escreverá ainda mais. Muito obrigado pela dedicação, empenho e amor ao Esporte Clube Pinheiros que você e todos os outros atletas levam para as competições”.

Synesio Alves de Lima – Presidente do Centro Pró-Memória – “É um prazer e uma honra para o Centro Pró-Memória promover esse evento, porque uma medalha na Olimpíada é tão rara e tão difícil. Pela primeira vez uma mulher do Pinheiros conseguiu uma medalha de bronze, o que leva a Larissa para a eternidade da história esportiva e do Esporte Clube Pinheiros”. 

José Mansur – Conselheiro Efetivo do Esporte Clube Pinheiros – “A homenagem é do Mérito Esportivo. Mérito é valor, é o reconhecimento do Clube, da maior entidade formadora de atletas desse país. Todos aqui se reúnem hoje para prestar essa homenagem, de quem chegou e escreveu seu nome na história das Olimpíadas. A medalha Olímpica não é brincadeira. Nossa homenagem hoje é a você, Larissa Cincinato Pimenta, quando naquele domingo me fez derramar lágrimas. Hoje vou me controlar aqui. Que você continue a honrar o seu nome, o nome do Pinheiros e você como atleta Olímpica jamais será esquecida”. 

Beatriz Souza, Larissa Pimenta e Rafael Silva, o Baby. Foto: João Raposo/ECP