Não faltou luta, mas o jovem time do Pinheiros cai na Liga Ouro

  Azul e Preto volta a jogar na próxima quinta-feira (27) contra Sorocaba

Mesmo lutando até o último segundo, a jovem equipe do Esporte Clube Pinheiros, montada com jogadores da base, do Sub-17 ao sub-22, acabou caindo na segunda rodada da Liga Ouro do NBB. Depois da boa estreia contra o Vitória da Bahia, o Azul e Preto foi superado por Osasco por 78 A 87 (37 a 49) neste domingo (23), em seu ginásio, na Capital. O próximo jogo será  quinta-feira (27), novamente no Villaboim diante da Liga Sorocabana. Com uma vitória e uma derrota na competição, o ECP tem 50% de aproveitamento nos jogos.

A defesa falhou, mas o ataque, em especial nos lances livres, não foi acertou 18 de 29 tentativas, com apenas 62.1% de aproveitamento, contra 80% do adversário (20 de 25). Melhor nos rebotes, com 35, 14 de ataque, contra 34 do adversário, mais cometeu 19 erros.

Lucca Boracina, com 15 pontos, cinco assistências e três rebotes, mais 13 pontos de Matheus Nascimento, 12 de Luiggi e cinco rebotes e 10 pontos de Afonso que também pegou sete rebotes.Tarek, com 21 pontos, foi o cestinha de Osasco

“Não conseguimos, estrategicamente, fazer um bom jogo. Me culpo por isso. Fizemos um melhor jogo nos dois últimos períodos, mas não foi suficiente para vencer. Agora é se preparar para o jogo de quinta-feira contra Sorocaba”, disse o técnico Guilherme Giovannoni.

O armador Lucca Boracina tem a mesma opinião do treinador e acrescenta. “Não começamos bem a partida nos dois primeiros períodos, permitindo muitos arremessos deles livres, melhoramos depois mais não deu. Agora partir para próxima que quinta-feira tem Sorocaba

O JOGO

Jogo disputado no Villaboim, com Anthony e Luiggi disputando com Tarek. Na foto – Ricardo Bufolin/ECP

Primeiro período – Mantendo o mesmo quinteto que começou contra o Vitória – Lucca, Marcelo, Meili, Luiggi e Afonso – O Pinheiros não começou bem. Frágil na defesa e sem conexão no ataque, acabou levando uma parcial de 4 a 12, em menos quatro minutos, obrigando Giovannoni a pedir tempo. E deu resultado a parada do jogo. Com três pontos de Bryan, a diferença diminuiu para três pontos (13 a 16), faltando 2:28. E ficou 18 a 19, com três de Lucas Lima para encerrar o período com quatro pontos atrás: 18 a 22.

Segundo período – Não foi o início que o técnico Giovannoni imaginava. Voltou a sofrer na defesa e o Azul e Pteto levou uma parcial de 4 a 9, ficando nove pontos atrás: 22 a 31. E errando muitos lances livres, acabou levando uma parcial de 19 a 27 e 12 pontos no fim da primeira etapa do jogo: 37 a 49. E um número elevado de erros nos lances livres: 8 de 15, com 53.3% de aproveitamento.

Giovannoni: “Cometemos muitas falhas, inclusive me culpo pela estratégia escolhida”. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

 

Terceiro período – Com um início arrasador, fazendo seis pontos seguidos, o Pinheiros diminuiu para seis pontos (43 a 49) a diferença, obrigando o técnico Ênio Vecchi, de Osasco, a parar o jogo. A pressão para assumir à frente do marcador continuou com rápidos contra-ataques, diminuindo para dois pontos (53 a 55), faltando pouco mais de quatro minutos. Porém, o jovem time acabou cedendo novamente chances ao adversário e o período terminou 56 a 65.

Quarto período – A única esperança de reação era no período final. Mas não foi. Em menos de dois minutos o time de Osasco abriu 11 pontos (59 a 70). Giovannoni pediu tempo para acalmar os meninos. Mesmo que timidamente, a reação veio. Faltando 1:51, com uma parcial de 20 a 17, a diferença diminuiu para seis pontos (76 a 82), animando o bom público presente.

JOGOS DO PINHEIROS

Primeiro turno – fase de classificação

Dia 27/3, quinta-feira, 19 horas – Villaboim

EC Pinheiros x Liga Sorocabana

 

Dia 31/3, segunda-feira, 19 horas – Poli Itatiaçu

Cruzeiro-BH x EC Pinheiros

 

Dia 2/4, quarta-feira,19 horas – Arena UniBH

Minas TC x EC Pinheiros

 

Resultado de março

19/3 – ECP 82×70 Vitória-BA

23/3 – EC Pinheiros 78×87 Osasco Basquete

Imagem destacada: Anthony. Foto – Ricardo Bufolin/ECP