Contando com as presenças do Presidente do E.C. Pinheiros, Carlinhos Brazolin, e dos atletas beneméritos do Clube, Manoel dos Santos, medalhista olímpico em 1960, e Valdir Barbanti, do atletismo, os judocas Rafael Silva, o Baby, e Beatriz Souza, a Bia, medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Judô, disputado em maio deste ano, em Doha, no Catar, foram homenageados com a placa do Mérito Esportivo.
A homenagem aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 14, no Centro Pró-Memória Hans Nobiling. Foi a primeira homenagem à medalhistas recentes conquistadas por atletas do E.C. Pinheiros.
“Como é gratificante fazer uma homenagem a dois grandes atletas do Pinheiros e contar com as presenças de beneméritos Manoel dos Santos. Estive com ele em Santos e o carinho que os nadadores tem por ele é impressionante. Valdir Barbanti, além de um atleta sensacional que foi, talvez tenha sido o maior responsável por colocar nossa Seleção Brasileira nas melhores condições para conquistar a medalha de ouro no basquete no Pan-Americano de 87”, disse Carlinhos Brazolin.
Sobre os homenageados do dia, Baby e Bia, Brazolin concluiu dizendo que “são os dois primeiros agraciados de muitos que irão receber esse título do Clube. É um orgulho muito grande participar desse momento em dar a justa homenagem a esses dois sorrisos maravilhosos e vencedores que são dos nossos judocas”.
Baby, que começou no esporte praticando karatê em Rolândia, cidade ao norte do Paraná, aos 11 anos, migrou para o judô, mas confessa que só conseguiu crescer tecnicamente quando veio para o Pinheiros. “Aqui virei atleta e tenho muito orgulho de defender a instituição”, disse.
Completando, o medalhista olímpico “Estou conseguindo deixar um legado aqui no Clube. Fico feliz por tudo que acontece, em especial porque sinto que estou sendo um exemplo para que muitos garotos que queiram praticar esporte.
A mesma alegria foi da judoca Bia Souza. Sempre sorridente – esconder o nervosismo em falar em público -, segundo ela mesmo, foi gratificante ser reconhecido pelo Clube. “Me sinto honrada e orgulhosa em ser atleta do E. C. Pinheiros e receber essa homenagem, é muito bom, especialmente para mim que defendo o clube já há alguns anos. Estou construindo bela carreira e recebe toda estrutura possível. Minha retribuição é conquistar uma medalha olímpica sendo atleta daqui. Espero nunca sair daqui”, disse Bia sempre sorrindo.
A homenagem contou também com ilustres pinheirenses, como o presidente do Centro Pró-Memória Hans Nobiling, Synesio Alves Lima, Dona Dulce Arena Avancini, presidente honorário do Centro Pró-Memória, bem como a Presidente do Departamento de Assistente Social, Tenente Coronel Glauce Roquini Brazolin.
Tanto Baby como Bia, que assinaram suas respectivas fotos para o Memorial do Clube, estão em fase final de preparação para disputarem o Masters de Judô que será realizado em Budapest na Hungria, no período de 4 a 6 de agosto.