Jovem ala curitibano é uma das grandes promessas do País
O Brasil terá dois jovens atletas no Basketball Without Borders – Basquete sem fronteiras da NBA. Um é do Esporte Clube Pinheiros: Pedro Pastre, ala, de 1,97m e 17 anos (8/4/2007). Ele embarca nesta quarta-feira (12) para São Francisco, California, Estados Unidos, onde será realizado o maior evento de recrutamento de jovens talentos para o basquete: universitário ou NBB. O outro brasileiro é Júnior Kemm.
Pastre, que vem fazendo uma trajetória bonita no Pinheiros, já participou do Camp das Américas, realizado no ano passado e, agora, observado por olheiros da Liga Americana, tem a oportunidade de mostrar todo seu talento no Camp Mundial. E justamente na época em que acontece na cidade americana o All Star Game da NBA.
“Estou muito feliz e agradecido ao Galvani (Vitor) pelo que vem me ajudando. Até em preencher um formulário gigante e chato ele me ajudou. Sei que lá vou ter que jogar duro, ser eficiente e muito atlético. Estou confiante”, disse Pastre que confessa não ter problema com o inglês. “Quando joguei na Itália, meu companheiro era um britânico e tinha que se virar no inglês. Não sou fluente, mas dá para se virar”, confessou.
A convocação aconteceu no ano passado, antes do jogo contra o Pato Branco, quando o técnico Vitor Galvani reuniu o time e anunciou que ele estaria na lista. A confirmação oficial veio agora e a emoção foi grande para o jovem jogador.
“Estou treinando bastante, pensando muito quando estiver lá nesses últimos dias. Estou preparado para o jogo físico, fazer tudo bem feito e não esquecer o que o Galvani me passou. Estou muito contente”, disse Pastre.
Aos 17 anos, Pedro Pastre já começa planejar a carreira em um futuro próximo. “Espero um dia jogar em uma Universidade Americana ou em um clube grande da Europa. Mas seria um sonho se realizar um dia chegar na NBA. Acho que tenho que pensar nisso um pouco mais para frente”.
“Não vou jogar contra o Minas no sábado (15), mas será por um bom motivo. Não gosto de perder jogo especialmente agora nessa fase importante da Liga Nacional. Não gosto de perder nenhum jogo, mas é para um bom motivo. Mas também não posso perder uma chance dessas”, completou sorrindo.
Galvani, que já foi técnico na Liga de Desenvolvimento da NBA, no México, acredita muito no sucesso de Pedro Pastre. “O BWB tem várias etapas pelo mundo. O de agora em São Francisco é com os melhores jogadores selecionados em todos os continentes. E o Pastre vem sendo monitorado por olheiros pelo que fez no Camp das Américas e suas atuações na Liga Nacional. Ficamos muito felizes com a convocação dele, mostra que o Pinheiros é o clube formador em todos os esportes e isso pode ser um divisor de água na carreira dele, a exemplo que foi o Caboclo – também era do Pinheiros. Já dei uns toques nele o que deve fazer e com certeza irá muito bem.
Clubes que já defendeu Pastre
2020-Sociedade Thalia-PR
2021- Clube Campineiro de Regatas-SP
2023- Stella Azzurra- Itália
2024- EC Pinheiros-SP