A equipe do E.C. Pinheiros brilhou no Troféu Brasil Interclubes de Atletismo, encerrado no último domingo, dia 9, na pista da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. O ECP conquistou o título geral e ainda teve um recorde na competição: Chayenne Pereira da Silva, nos 400 m com barreiras, com o tempo de 55.27. Na mesma prova, o ECP obteve a medalha de bronze, com Rita Ferreira da Silva (57.65).
Com 479 pontos, quase o dobro do segundo colocado, o Azul e Preto sagrou-se octacampeão, ficando em segundo lugar o Praia Clube, com 240 pontos, e o UCA em terceiro, com 156 pontos.
Lorraine Barbosa foi o destaque do Pinheiros na competição. Além de ganhar sua prova, 200 metros, ela conquistou o índice para o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto deste ano. Na quinta-feira, a atleta pinheirense já havia conquistado ouro nos 100 metros, com o tempo de 11.16, e na sexta-feira participou do revezamento 4×100, vencido pelo Azul e Preto.
“Eu sei o quanto lutei, tudo o que passei em 2021 e 2022. Estou muito grata mesmo. Queria fazer o índice olímpico na prova. Fiquei muito perto mesmo. O índice era 22.57, faltaram dois apenas. Meu próximo objetivo é o Sul-Americano e vou fazer de tudo para conseguir o resultado lá”, afirmou Lorraine.
O Sul-Americano será disputado na pista do Centro Olímpico, em São Paulo, de 28 a 30 deste mês.
O técnico Clodoaldo Carmo, depois da conquista do título em Cuiabá, fez uma análise da performance da equipe e das dificuldades encontradas. “Foi um campeonato diferente, duas primeiras que foram emblemáticas, quando quebramos a hegemonia de 23 anos da outra equipe. Depois de um período menos competitivo entre equipes porque os atletas pulverizaram em vários locais, esse ano tivemos a presença do Praia Clube que tornou uma disputa muito acirrada”.
Depois, o técnico do ECP completou: “A competitividade para o esporte é muito importante. Ver no atletismo duas equipes brigando pelo pódio. Antes tinha um Pinheiros diferenciado, agora não, existe uma disputa e isso é muito importante para os atletas e para a qualidade da modalidade”.
Resultados de domingo que deram o título
O Pinheiros ganhou também as provas do lançamento do dardo do heptatlo, com Raiane Vasconcelos Procópio, que somou 777 pontos.
Na prova dos 200 metros, além do ótimo resultado de Lorraine, o ECP ainda colocou Ana Carolina de Jesus Azevedo, medalha de prata (22.99), e Vitória Cristina Silva Rosa, medalha de bronze (23.02). Outra atleta do ECP na prova foi Gabriela Silva, que ficou em quinto lugar com o tempo de 23.38.
No salto em distância feminino, Elaine Martins (6.66) garantiu o ouro. Em segundo lugar no salto triplo masculino, Mateus Daniel Adão de Sá fez 16.05. Elton Junio Silva ficou em quarto lugar no salto triplo.
Outra medalha de bronze do ECP em Cuiabá foi nos 400 metros com barreiras masculino, com Matheus Lima da Silva (50.26).
Jorge Henrique da Costas Vides foi medalha de ouro nos 200 metros masculino, com o tempo de 20.39. Nessa prova, outro atleta do Pinheiros, Lucas Carvalho, ficou em quinto lugar (20.82).
800 metros feminino: prata, com Raiane Vasconcelos Procópio (2.28.43);
1.500 metros masculino, bronze, com André Carlos Souza Sales (3.42.110);
10 mil metros, ouro, com Altobeli Santos da Silva (29.03.55);
Ouro no salto em distância feminino, com Eliane Martins (6.66);
Terceiro lugar nos 400 metros com barreiras, com Mateus Lima da Silva (50.26).