Pinheiros realiza campeonato infanto-juvenil de xadrez em equipes

No feriado de 1º de maio, o Pinheiros realizou o Campeonato Paulista Interclubes de Menores, torneio infanto-juvenil de xadrez por equipes para categorias sub 10, sub 14 e sub 18. Participaram clubes, escolas particulares, escolas públicas, prefeituras e equipes avulsas. Ao todo participaram 163 atletas de 46 equipes, representando 17 entidades.

Este é o único torneio oficial de xadrez por equipes para menores em São Paulo. Havia sido realizado pela última vez na década de 90, também no Pinheiros, com tamanho bem menor, e foi retomado agora em 2019 com apoio da Federação Paulista de Xadrez (FPX).

O Pinheiros foi a entidade com maior número de equipes – seis ao todo -, seguido do colégio Albert Sabin, que levou cinco equipes. O colégio Benjamin Constant e o município de Franco da Rocha levaram quatro equipes cada.

Na categoria sub 10, a equipe do Pinheiros ficou em terceiro lugar, atrás do Club Homs (vice) e de Osasco (campeão). A equipe pinheirense, que teve a estreia do jovem Bruno Torres Garcia, venceu seis dos sete confrontos disputados, tendo perdido apenas para a equipe campeã.

No sub 14 a disputa foi ainda mais acirrada, rodada a rodada: no final, por apenas meio ponto, o Club Homs foi campeão e o Pinheiros foi vice-campeão. Ambas equipes tiveram seis vitórias e um empate, ocorrido no confronto direto. O destaque pinheirense foi Yuri Funayama, que venceu todas as sete partidas, mesmo jogando no tabuleiro 1, onde enfrenta os jogadores mais fortes das outras equipes.

Na forte categoria sub 18, as equipes Club Homs e Ribeirão Preto terminaram com a mesma pontuação (18,5), ficando o Homs com o título pelos critérios de desempate. O Pinheiros terminou em terceiro na classificação, e em segundo lugar entre as entidades da FPX.