No comportamento humano, a resiliência é a habilidade de superar adversidades, sem sermos afetados por elas de modo negativo e permanente. Ou seja: a pessoa resiliente é capaz de lidar com dificuldades, adversidades e até mesmo eventos traumáticos, como o que estamos vivendo no momento. E em pouco tempo, retomar seu comportamento otimizado, muitas vezes transformando a experiência dolorosa e negativa em um aprendizado enriquecedor.
Vou abordar aqui contextos educacionais e o desenvolvimento infantil, segundo Norman Garmezi, psicólogo e professor de psicologia da Universidade de Minnesota.
O início de tudo foi investigar crianças adaptáveis, que conseguiam ser bem-sucedidas na escola, embora viessem de ambientes muito turbulentos. Observações constantes do processo de desenvolvimento infantojuvenil inspiraram muitas pesquisas sobre o tema. Como resultado, o estudo da resiliência emergiu como tema de pesquisa na área de psicologia.
Atualmente sabe-se que a escola tem o potencial de ser o epicentro do desenvolvimento da resiliência, assim como espaço seguro para praticar e aprimorar competências a ela relacionadas. Tanto a educação recebida em casa quanto aquela da escola, são capazes de capacitar crianças, jovens e adultos a desenvolverem uma autoimagem positiva, crença nas próprias forças e a encontrar propósito meio a desafios, como o que estamos vivendo nesse momento.
Além disso, promover a resiliência na educação também é uma questão de saúde pública. A ocorrência de depressão em jovens tem alcançado níveis assustadores em todo o mundo. Além disso, aponta-se que a idade em que os sintomas depressivos começam a surgir caiu da idade adulta para a adolescência.
Segundo Karen Reivich, codiretora do Penn Resiliency Program e professora do Departamento de Psicologia da Universidade da Pensilvânia, a resiliência transforma dificuldades em desafios, fracasso em sucesso e desesperança em poder. Nesse sentido, a resiliência somada ao otimismo, influencia positivamente aspectos do indivíduo como força, sustentabilidade, eficiência, controle e perseverança – competências fundamentais para que a educação alcance seu potencial transformador em qualquer nível escolar.
Assim, manter os acontecimentos e as vivências em perspectiva é essencial para as crianças, famílias e profissionais da educação. Simplificando, coisas ruins acontecem, como estamos vivendo neste momento. A vida está em constante processo de mudanças e é importante resistir à tentação de catastrofizar, embora estejamos vivendo uma verdadeira catástrofe. Apesar de todos os pesares, há um futuro adiante.
Com carinho, muito cuidado e um olhar positivo em relação ao futuro
Regina