André Ferreira, conhecido como Amendoim, Head Coach e um dos treinadores da equipe de alto rendimento da Natação, fala sobre preparação da equipe e projeta as expectativas para a maior competição nacional do calendário de esportes aquáticos
Nesta terça-feira, dia 30 de maio, terá início em Recife-PE o maior campeonato do calendário nacional de Natação: o Troféu Brasil. Campeão da competição 19 vezes, o E.C. Pinheiros chega para defender novamente o título nesta temporada. Em um bate papo, André Ferreira, o Amendoim, um dos treinadores da equipe, abriu o jogo e falou sobre a preparação do Pinheiros, objetivo na competição e o surgimento de novos talentos para a equipe.
Diferentemente dos anos anteriores, quando acontecia no começo de abril, o Troféu Brasil desta temporada acontecerá no final de maio e começo de junho, o que permitiu que os atletas e equipes se preparassem da melhor forma possível. De acordo com Amendoim, este período pré-campeonato foi bem aproveitado.
“Planejamos muito bem algumas ações, tivemos atletas que nadaram duas competições nos Estados Unidos, uma na Flórida e outra em Chicago. Fomos com um grupo grande para Chicago, tanto de atletas do Pinheiros como atletas que faziam parte da Seleção Brasileira”, comentou o treinador.
Além dos Estados Unidos, alguns atletas tiveram um intensivo de treinamentos em Querétaro, no México. “Foram três semanas no México, com o total de 11 pessoas do Pinheiros, sendo três profissionais da comissão técnica e mais oito atletas, entre eles, Guilherme Guido, Leonardo Santos, Giovana Diamante e Ana Carolina Vieira”, destacou.
Outra competição em que o Pinheiros entrou forte foi o Campeonato Paulista, disputado em São Caetano do Sul, em que os atletas desempenharam uma ótima performance.
“Precisamos equilibrar bem esse planejamento para não estressar muito o atleta, justamente pela temporada de preparação ser maior, tivemos que encaixar bem os momentos de descanso, momentos de treinamentos fortes e também as competições”, comentou o técnico André Ferreira.
Além do título em si, o Troféu Brasil de Natação 2023 servirá como principal seletiva para as competições internacionais, tais como o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, e os Jogos Pan-Americano, que será em Santiago, no Chile, em outubro. Além disso, a competição nacional servirá para formar as Seleções Brasileiras que irão para o Campeonato Mundial Júnior em Israel e também para a Universíade.
Para o Pan-Americano, a natação pinheirense já garantiu seis vagas (Stephanie Balduccini, Ana Carolina Vieira, Clarissa Rodrigues, Kayky Mota, Breno Correa e Victor Alcará). “Além desses atletas, pretendemos encher a Seleção Brasileira com os outros: Jeniffer Conceição, João Gomes Jr., Gabriel Santos, Guilherme Guido, Giovanna Diamante, Florencia Perotti (Argentina), Leonardo Santos, Caique Alves, entre outros – temos uma gama de atletas com possibilidades de classificação para a Seleção. Esse é o objetivo”, argumentou.
Já sobre a responsabilidade de defender o título da competição, Amendoim foi claro:
“Defender o Pinheiros é uma grande responsabilidade. Não por conta dos títulos, mas sim pela grandiosidade do Clube. É um Clube que investe muito e está sempre na vanguarda dos acontecimentos. A responsabilidade é grande, mas seguimos com tranquilidade, porque sabemos que o trabalho foi bem feito, temos um grande apoio da diretoria, especialmente da diretora adjunta Letícia Calabresi e o diretor de esportes individuais, Marcos Maynard, além do presidente Carlos Alexandre Brazolin, o que nos dá uma tranquilidade”, explicou.
Novos talentos
Amendoim também revelou o surgimento de novos talentos pinheirenses neste Troféu Brasil, que almejam vaga para o Campeonato Mundial Júnior.
“A Ágatha Amaral, o Gustavo Zimerman e o Lúcio Flávio são os atletas mais novos que estão em pleno desenvolvimento e podem aparecer. Temos outros que já são consagrados nas categorias, como o Pedro Sansone, que aprendeu a nadar aqui dentro do Clube e já vem mostrando muita personalidade, um cara trabalhador e que vai entrar para vencer. Temos a Stephanie Balduccini, que já é uma atleta consagrada e também a Giovana Reis, que também já tem certa bagagem e que vem muito forte na competição”.
Por fim, Amendoim mandou uma mensagem ao torcedor Pinheirense e também aos atletas. “A toda família pinheirense, contamos com o apoio e a torcida. São pessoas que estão com a gente no dia a dia, dividindo espaço de maneira bem harmônica; estamos indo para brigar pelo campeonato e colocar o maior número de atletas na Seleção e a gente quer que essa conquista não seja só dos atletas, ou do departamento de natação, mas de todos do E.C. Pinheiros”, almejou.
Aos atletas: “Agora é a hora da verdade. É a hora que vamos colocar à prova tudo aquilo que treinamos e carregamos. Todos os momentos longe das nossas famílias, às vezes deixamos de estar em algum lugar para estar treinando, às viagens que deixamos de fazer com os amigos e familiares e dedicamos tudo para este momento. Então, agora é hora de realizar, entrar na água e defender o seu sonho”, finalizou.