Um ouro inédito por equipe na esgrima brasileira com as pinheirenses Bia e Nathalie

O basquete, que contou com Felipe Ruivo, foi bronze. A 44a medalha pinheirense nos Jogos

 

Santiago, Chile – (4/11) – A esgrima do Pinheiros ajudou o Brasil a conquistar uma inédita medalha de ouro na disputa da espada por equipe nos Jogos Pan-Americano. Além do técnico Marcos Cardoso, contou com a guerreira Nathalie Molhausen e Bia Bulcão, em uma acirrada disputada contra o favorito Canadá. No final do confronto as três jogadoras, vitória brasileira por 45-40.  Foi a décima quinta medalha de ouro de atletas pinheirenses no Pan 23.

Nathalie, que fez sua despedida em pan, jogou com fortes dores no ombro direito, o mais atingido para uma canhota. Ela foi a segunda entrar no jogo. Pegou um placar de 1-3, sofreu o primeiro toque na primeira ação, mas foi se recuperando e deixou para Amanda Simeão em 4-5.

Coube a jovem Vitória Mayor Vizeu a colocar o Brasil na frente em 16-15 e entregar em 19-15, maior vantagem brasileira no começo do confronto. Foi quando entrou novamente Nathalie. Com sua experiência de campeã mundial, a esgrimista do Pinheiros abriu a maior vantagem brasileira (25-15).

Bia, Vitória, Amanda e Nathalie. Um ouro inédito para a esgrima brasileira. Foto – Divulgação/ECP

A terceira participação de Naty foi justamente para garantir o ouro. A experiente esgrimista, segurou os ataques da canadense, mesmo sentindo dores. E soube superar o momento tenso, quando o combate ficou 39-36, para fechar em 45-40.

O revezamento da esgrima na espada, cada atleta participa três vezes, em três minutos, jogando uma contra todas, acumulando os pontos.

“É a terceira competição que jogamos juntos. E é muito bom se despedir da esgrima por equipe com um ouro. Estou feliz, emocionada e realizada. Não poderia ser um campeonato tão bom, apesar das dores no ombro”, disse Nathalie que já na semana que vem começa a etapa do mundo, onde irá buscar uma vaga para a Olimpíada de Paris. “Quero muito ir defender o Brasil nas Olimpíadas e se possível se despedir com uma medalha”, garantiu a atleta do Pinheiros.

“Muito bom ganhar esse ouro por equipe. As meninas entram uma ajudando a outra, assim se faz uma equipe unida e forte”, disse Bia Bulcão;

 

Marcos Cardoso. “A previsão foi o que aconteceu. Teríamos chances se fizéssemos uma partida perfeita, sem erros. Podia ser tocado, mas por mérito do adversário e não por erro. E as meninas cumpriram à risca”, disse o técnico pinheirense, Marcos Cardoso.

Sobre a situação de técnico não receber medalha, Marcos foi tranquilo. “Já sabemos como é. Já tive minha vez como atleta, agora o importante é ficar ali na ajuda da equipe”, concluiu.

BASQUETE, DE RUIVO, É BRONZE

O armador Felipe Ruivo, do Pinheiros, medalha de bronze no basquete do Pan de Santiago. Foto – Divulgação/ECP

 

A Seleção Brasileira de Basquete se despediu do Pan-Americano com a medalha de bronze. Na noite deste sábado (4), a equipe do armador Felipe Ruivo, armador do Pinheiros, derrotou o México por 73 a 61 e ficou com o terceiro lugar do Pan.

TOTAL GERAL (até agora): 44
🥇15 ouros
🥈11 pratas
🥉17 bronzes